Poder Judiciário/Processo Seletivo

FORMAÇÃO DE MEDIADORES E CONCILIADORES 2024

 

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) publica nesta área os editais de seleção para os Cursos Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com as normas relativas às inscrições, processos seletivos e o desenvolvimento das etapas. 

Podem participar do processo seletivo servidoras e servidores do quadro do Poder Judiciário do Maranhão, residentes jurídicos e aqueles oriundos de estágio extracurricular no exercício regular de suas funções, além de pessoas sem vínculo com o Poder Judiciário, desde que sejam estudantes de graduação ou pós-graduação stricto ou lato sensu, que na data de submissão da inscrição possuam vínculo acadêmico atual com qualquer instituição parceira com o NUPEMEC – TJMA, cujo Termo de Cooperação Técnica esteja vigente, e este vínculo deverá ser comprovado no ato da inscrição.

Os cursos são ministrados em co-docência em todas as suas fases e terão cargas horárias de 100 horas, sendo 40 horas de fundamentação teórica e 60 horas de prática, com estágio supervisionado, conforme determinado pela Portaria ENFAM Nº 05/2017, bem como na Resolução Nº 2/2020 - TJMA e Portaria-GP Nº 64/2021, instrumentos normativos de leitura obrigatória, para o devido desenvolvimento dos Cursos de Formação de Mediadores e Conciliadores do Tribunal de Justiça.

As inscrições serão feitas de acordo com o calendário divulgado nos editais. O público interno do TJMA poderá se inscrever no sistema acadêmico Tutor. Os demais interessados(as) serão inscritos(as) pelas instituições de ensino superior parceiras do NUPEMEC.

BAIXE OS MODELOS DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE

TERMO DE CONCORDÂNCIA

 

VEJA ABAIXO, NOS ARQUIVOS ANEXADOS, OS EDITAIS REFERENTES À FORMAÇÃO ⇒