Conheça o ToadaLab

 

O Toada Lab é o laboratório de inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

O objetivo do laboratório é buscar soluções de desafios nas atividades exercidas no âmbito do Poder Judiciário, por meio da utilização de técnicas da inovação em governo.

O laboratório hoje conta com a colaboração de 30 laboratoristas que receberam treinamentos a fim de aprimorar os serviços da Justiça, estimular novas ideias, experimentar e descobrir soluções para processos de trabalho no Poder Judiciário do Maranhão de forma colaborativa, multidisciplinar e criativa.

Sobre o Nome

O nome foi inspirado na toada do bumba meu boi, tradição maranhense. É uma palavra, que, regionalmente, evoca a ideia de cooperação, de sincronia, de coletividade. Pegamos carona também, na expressão "nessa toada".

Para quem não teve a felicidade de nascer no Maranhão, é importante destacar que uma toada de bumba-meu-boi é cantada por todos, não é, propriamente, um show: é uma experiência coletiva.

Em boa parte das comunidades tradicionais sequer há uma divisão muito clara entre os membros do boi e o público. Todos são convidados a brincar juntos, a construir juntos o espetáculo.

Na baixada maranhense há um momento em que a toada (música) é repassada, na hora, para um pequeno número de brincantes. Depois que esses brincantes aprovam e decoram a toada, ela vai se disseminando na roda até que, finalmente, todos estão cantando. Todos ficam, então, “na mesma toada”.

Sobre a Marca

A marca traz elementos de movimento e dinamismo, típicos da música e dança presentes nas toadas de bumba meu boi; de ideias e pessoas, com uso da simbologia da nuvem de pensamento; e de alcance e multiplicação, em ondas expansivas de inspirações. A marca também apresenta as cores utilizadas pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O laranja da inovação e infraestrutura, o amarelo das energias renováveis, o azul claro da paz e justiça, o azul escuro das parcerias pelas metas e o verde da saúde e qualidade de vida.