Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Prêmio Luizão premiará servidores(as), magistrados(as) e escolas públicas

As inscrições para as categorias Público Interno e Público Externo poderão ser feitas até o dia 30 de novembro

Publicado em 12 de Nov de 2024, 11h00. Atualizado em 12 de Nov de 2024, 11h40
Por Ascom/TJMA

As Inscrições para a 4ª Edição do Prêmio Luiz Alves Ferreira, Luizão, de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação, ficarão abertas até o dia 30/11. Servidores(as) e magistrados(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que tiverem suas práticas entre as premiadas, serão contemplados com smartphones.

O servidor Wilson Pinto de Carvalho Filho, da 2ª Vara da Mulher, obteve o segundo lugar na categoria Público Interno na edição anterior , com o projeto “Penha: Bora Dialogar?”. Ele falou sobre a satisfação de ter seu projeto reconhecido e destacou a importância do Prêmio Luizão.

“A escolha do projeto "Penha: Bora Dialogar?" como um dos vencedores reafirmou o nosso compromisso com uma sociedade mais justa e acessível, onde as diferenças são valorizadas e o combate à discriminação ganha força. O reconhecimento por meio do Prêmio Luizão fortalece a mensagem de que a construção de uma sociedade mais inclusiva é uma responsabilidade compartilhada, onde todos podem contribuir para um ambiente de respeito e empatia.”

No Judiciário maranhense, servidores(as) e magistrados(as) poderão inscrever até dois projetos que estejam implantados há, no mínimo, seis meses antes da publicação do edital. Não poderão participar do concurso ações que tenham sido organizadas ou elaboradas por integrantes da comissão de avaliação do concurso e por membros do Comitê de Diversidade.

PREMIAÇÃO PÚBLICO EXTERNO - ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO

Podem se inscrever para concorrer ao prêmio Escolas Públicas do Ensino Médio no âmbito do Estado do Maranhão que possuam ações ou práticas de valorização e respeito à diversidade e combate à discriminação nos eixos de enfrentamento ao racismo, LGBTfobia, gordofobia, capacitismo, sexismo e etarismo. Serão admitidas, no máximo, duas inscrições por uma mesma escola, independente da categoria. 

Em cada projeto inscrito na categoria público externo poderão participar até três professores(as) e até 10 alunos(as). Os projetos inscritos também precisam ter, no mínimo, seis meses de implantação, antes da publicação do edital.

IV EDIÇÃO DO PRÊMIO LUIZÃO

O Prêmio Luiz Alves Ferreira, Luizão, de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação é promovido pelo TJMA desde 2020, por meio do Comitê de Diversidade, e tem como foco o público interno do Poder Judiciário e as escolas públicas de Ensino Médio do Maranhão.

Seu objetivo é incentivar e reconhecer práticas bem-sucedidas que promovam o respeito à diversidade e contribuam para a inclusão e combate a atitudes antidiscriminatórias. A ação também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta IV Edição do Prêmio, os projetos escolhidos receberão tablets e smartphones. Serão premiados os três primeiros colocados das categorias Público Interno e Público Externo, de acordo com a ordem:

  • Os primeiros colocados do Público Interno receberão smartphones, com três aparelhos destinados para cada categoria, servidor(a) e magistrado(a).
  • No Público Externo, até 10 alunos(as) de cada uma das três equipes vencedoras receberão tablets e três membros(as) da equipe vencedora do primeiro lugar serão contemplados(as) com três smartphones, dois/duas membros(as) da equipe classificada em segundo lugar com dois smartphones e um(a) membro(a) da equipe classificada em terceiro lugar com um smartphone, totalizando 30 tablets e 6 smartphones.
  • Todos os vencedores(as) também receberão certificados.

Caso os(as) premiados(as) não possam comparecer à cerimônia, será possível participar virtualmente. A premiação acontecerá em 21 de março de 2025, em São Luís (MA), com horário a ser informado no edital de divulgação do resultado final.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Escolas públicas de ensino médio do estado do Maranhão podem inscrever até dois projetos que estejam em execução há, no mínimo, seis meses antes da publicação do edital, envolvendo a participação de estudantes e professores(as). 

No âmbito do Judiciário maranhense, servidores(as) e magistrados(as) também podem submeter até dois projetos, igualmente implantados há, no mínimo, seis meses antes da publicação do edital, nas seguintes categorias:

  • Público Interno: práticas inscritas por magistrados(as) e servidores(as) que promovam a valorização da diversidade e o combate a discriminações como racismo, LGBTfobia, gordofobia, capacitismo, sexismo e etarismo.
  • Público Externo: escolas públicas (Ensino Médio) - práticas de valorização e respeito à diversidade e combate à discriminação nos eixos de combate ao racismo, LGBTfobia, gordofobia, capacitismo, sexismo e etarismo;

Além das categorias voltadas para práticas antidiscriminatórias, haverá uma Menção Honrosa para personalidades e entidades que se destacam na promoção da diversidade no Maranhão.

COMO SE INSCREVER

As inscrições para as categorias Público Interno e Público Externo poderão ser feitas até o dia 30 de novembro, exclusivamente pelo e-mail: comite.diversidade@tjma.jus.br, indicando o nome da prática e a categoria. Deve ser inserida no e-mail a ficha de inscrição, anexada no edital, com as informações solicitadas a respeito da categoria escolhida. 

Os(as) candidatos(as) receberão confirmação de inscrição por e-mail, com o número de protocolo de inscrição.

MAIS INFORMAÇÕES

EDITAL

Para mais informações, os(as) interessados(as) podem contatar o Comitê de Diversidade pelo telefone (98) 2055-2450 ou pelo e-mail comite.diversidade@tjma.jus.br .



Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS