Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Municípios de Bacabal e São Bento aderem ao programa Registro para Todos do TJMA

Depois de assinar o termo com o presidente do Tribunal, desembargador Froz Sobrinho, o prefeito Roberto Costa, novo presidente da Famem, disse que incentivará a adesão de outros municípios

Publicado em 3 de Fev de 2025, 8h00. Atualizado em 3 de Fev de 2025, 8h01
Por Ascom/TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, e o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, assinaram, nesta sexta-feira (31/1), o Termo de Adesão do município ao Termo de Cooperação Técnica nº 31/2022, celebrado entre o TJMA e o Governo do Estado, para implantar e executar amplo programa de regularização fundiária como política pública de garantia de desenvolvimento humano e de pacificação de conflitos de terra.

Bacabal torna-se o 182º município a aderir ao Programa Registro para Todos, que é o programa de regularização fundiária no TJMA. “O Tribunal apoia, incentiva e acompanha os projetos de regularização fundiária que são gestados e gerados pelos municípios, apoiando, de forma concreta, com a designação, inclusive, de um colaborador para exercícios de tais funções”, destacou o juiz coordenador do Núcleo de Governança Fundiária do TJMA, Douglas Lima da Guia (à esquerda, na foto abaixo), presente ao ato de assinatura.

Roberto Costa, recém-empossado presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), após eleição realizada no último dia 15 de janeiro, disse que a falta de documento de imóvel é uma demanda que a população de praticamente todos os municípios sofre.

O prefeito disse que a atual administração tem procurado priorizar o atendimento às pessoas que não têm condições de fazer a regularização de suas casas, em razão das dificuldades financeiras que enfrentam.

“O que nós estamos buscando, através desse trabalho que o Tribunal de Justiça do Maranhão faz – inclusive, o presidente Froz já vinha fazendo como corregedor – é exatamente dar acessibilidade a esse documento que se torna tão importante na vida das pessoas e das famílias”, frisou Roberto Costa.

O novo presidente da Famem disse que pretende trabalhar para que todos os 217 municípios do Maranhão participem do programa Registro para Todos.

“É um ganho social muito grande para toda a população, ter o direito ao seu título, ao seu documento da sua casa própria”, finalizou o prefeito, que esteve acompanhado  da procuradora geral do município, Máxima Regina Ferreira.

MUNICÍPIO DE SÃO BENTO

Na mesma data, o município de São Bento, representado pelo prefeito Dino Penha, acompanhado do procurador do município, também assinou o Termo de Adesão do município ao Termo de Cooperação Técnica nº 31/2022, objetivando implantar a política pública de regularização fundiária em benefício da comunidade local.

A assinatura contou com a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida.

A imagem mostra um grupo de cinco homens em um ambiente de escritório. Um dos homens está assinando um documento em uma mesa de vidro, enquanto os outros quatro homens estão ao redor dele. O homem que está assinando o documento está usando terno e gravata, enquanto os outros estão vestidos com roupas formais de negócios, alguns com ternos e outros com roupas mais casuais. O escritório tem uma porta de madeira ao fundo, duas bandeiras e uma pintura colorida na parede. Há vários documentos e um copo de água sobre a mesa.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS