Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa do 21º Encontro Internacional de Juristas, no Panamá

Evento reuniu especialistas do direito de vários países

Publicado em 31 de Jan de 2025, 12h02. Atualizado em 31 de Jan de 2025, 12h08
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, desembargador Ricardo Duailibe, participou do 21º Encontro Internacional de Juristas, promovido pela Rede Internacional Excelência Jurídica, realizado entre 26 e 29/1 na Cidade do Panamá. 

O Encontro reuniu magistradas e magistrados, conselheiras e conselheiros de Tribunais de Contas, membros do Ministério Público, professoras e professores de Direito e advogadas e advogados do Brasil, de Portugal, da Espanha, da Costa Rica, do Panamá e de países da África e da Ásia, para discussão de temas com base na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), abrangendo Direito Civil, Penal, Administrativo, do Trabalho e Direitos Humanos.

Na ocasião, o desembargador Ricardo Duailibe recebeu da presidente do Colégio Nacional de Abogados de Panamá, Maritza Cedeño, o diploma de honra “Águila Arpía” como símbolo de conexão com a natureza, a liberdade e os direitos dos povos da América.

A imagem mostra uma pessoa em um terno cinza entregando um certificado para outra pessoa que está vestindo uma jaqueta vermelha e calças pretas. A pessoa que está recebendo o certificado também está usando uma medalha ao redor do pescoço. Ao fundo, há outras três pessoas sentadas em uma mesa de madeira, e um retrato emoldurado está pendurado na parede. O cenário parece ser um evento formal, possivelmente uma cerimônia de premiação. A imagem capta um momento de reconhecimento ou conquista.

A abertura do Encontro teve a participação da presidente da Suprema Corte Judicial do Panamá, María Eugenia Lópes Arias; do embaixador do Brasil do Panamá, Carlos Henrique Moojen de Abreu; da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (em nome da comitiva brasileira), desembargadora Nélia Caminha Jorge, entre outras autoridades.

O desembargador Ricardo Duailibe ressaltou os debates promovidos na programação na área de sustentabilidade, abordando temáticas como “Desafios do Teletrabalho e a Agenda 2030"; e "Os refugiados e a Agenda 2030: um desafio para o atendimento à saúde no plano econômico e social para o desenvolvimento sustentável”, com a participação de juristas especialistas na área.

TEMÁTICAS

A programação do evento contou ainda com exposição sobre instituições panamenhas e sobre o papel do país na geopolítica da região; além de conferências sobre temas como “Infância e adolescência: meios digitais e distúrbios de cognição”; “Conflito jurídico entre o pátrio poder e a liberdade digital dos jovens”; "Proteção jurídica da infância”; e "Defesa dos vulneráveis: população adolescente em cumprimento de medida socioeducativa equivalente à prisão“.

O evento também pautou mesas com temas práticos para operadores do direito; e debates sobre "Redes Sociais e plataformas digitais: manipulação de usuários”; “Reflexões sobre o novo Código de Processo Civil do Panamá – 2025”; “Ética e Disciplina nos Tribunais e na Administração Pública”; "Diretrizes da União Europeia: casamentos infantis forçados”; "Mediação escolar: Implementação de programas de mediação em escolas para lidar com bullying, disputas entre estudantes e criar um ambiente escolar mais seguro e inclusivo"; "Juízes robôs: ameaça para os direitos fundamentais”; "O tráfico humano e o alcance do Poder Judiciário", entre outras temáticas, com a participação de juristas e magistrados do Brasil e de outros países.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS