A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) apresentou Relatório de Atividades desenvolvidas no 2º semestre de 2024, durante a sessão do Órgão Especial nessa quarta-feira (11/12).
Na ocasião, o ouvidor-geral, desembargador Antônio José Vieira Filho, ressaltou que o intuito da iniciativa é contribuir com a gestão do Poder Judiciário e a construção de políticas administrativas voltadas para o aprimoramento dos serviços judiciais e extrajudiciais.
De acordo com o documento, no período compreendido entre 1º de julho e 4 de dezembro, a Ouvidoria recebeu 3.904 manifestações - dentre elogios, pedidos de informação, reclamações, dentre outras - que representam um acréscimo de 39% em relação ao 2º semestre de 2023 (2.805 manifestações).
As demandas foram recebidas em sua maioria por formulário eletrônico e e- mail, as formas de acesso mais procuradas pelos cidadãos e cidadãs. Além desses meios, a população também pode entrar em contato com o órgão pelo Telejudiciário e pessoalmente.
Durante a sessão, o desembargador Antônio José Vieira Filho observou que houve redução na quantidade dos atendimentos presenciais. “Isso se deve ao fato desta Ouvidoria disponibilizar diversos canais de atendimento, facilitando assim o acesso do cidadão ao Tribunal de Justiça”, pontuou.
No relatório também constam diversos eventos promovidos pelo órgão nos últimos meses: audiência pública na comarca de Vargem Grande além de visitas institucionais nas comarcas de Raposa, Paço do Lumiar, Arari, Pindaré-Mirim e Santa Inês.
Antônio José Vieira Filho manifestou agradecimentos à Presidência do TJMA e à Corregedoria Geral da Justiça pelo apoio ao trabalho realizado pelo órgão. “A colaboração e o empenho de ambos têm sido fundamentais para fortalecer nossa missão de garantir a transparência, o diálogo e a escuta ativa nesta instituição. Além disso, o apoio tem contribuído para buscarmos soluções mais ágeis e eficazes para as questões apresentadas pela população”, finalizou.
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