Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Núcleo de Justiça Restaurativa do TJMA promove ações em Pedreiras

Apresentação e círculos da Justiça Restaurativa integraram a programação

Publicado em 8 de Nov de 2024, 14h04. Atualizado em 8 de Nov de 2024, 14h10
Por Ascom/TJMA

O Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (NEJUR/TJMA) realizou evento itinerante nos dias 6 e 7/11, na Faculdade de Educação São Francisco (FAESF) e no Fórum da comarca, voltado a estudantes e profissionais, com a participação da presidente do NEJUR, desembargadora Maria da Graça Amorim, facilitadores em justiça restaurativa e integrantes do Núcleo.

Além da introdução ao tema da Justiça Restaurativa, apresentada pela desembargadora Graça Amorim, a programação incluiu Diálogo sobre Justiça Restaurativa, com a coordenadora do NEJUR e guardiã da Justiça Restaurativa, juíza Larissa Tupinambá, que abordou os princípios da Justiça Restaurativa e sua importância para a resolução de conflitos; a diferença para a Justiça Punitiva; benefícios da Justiça Restaurativa e atuação do Núcleo no âmbito do TJMA. 

A imagem mostra um grupo grande de pessoas posando para uma foto em um ambiente interno. As pessoas estão organizadas em várias fileiras, com algumas sentadas atrás de uma mesa coberta com uma toalha preta e outras em pé ao redor. A mesa tem um arranjo de flores no centro. O ambiente parece ser uma sala de conferências ou um salão de eventos, com paredes brancas, teto com iluminação embutida e alto-falantes nas paredes. Há cadeiras brancas de plástico visíveis no primeiro plano da imagem. A cena sugere um evento formal ou uma cerimônia, possivelmente uma formatura, reunião ou conferência.

A facilitadora Lígia Pestana abordou os métodos restaurativos no ambiente universitário e abordagem dos Círculos de Construção de Paz, tratando sobre Círculos de Diálogo e Círculos Complexos; pressupostos, valores e elementos estruturantes dos círculos e o papel do facilitador nos processos restaurativos; e apresentação das Vivências dos Centros em Faculdades.

O segundo dia da ação itinerante foi realizada no Fórum de Pedreiras, abordando os mesmos temas e círculos restaurativos, com apresentação da Justiça Restaurativa como Política Pública no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, voltada ao Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, magistrados e servidores do Judiciário. 

A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala, organizadas em duas fileiras. As pessoas estão vestidas de maneira formal, sugerindo um evento profissional ou oficial. A sala tem paredes brancas, piso de azulejos e é iluminada por luminárias no teto. Há cadeiras e uma cortina azul visível no lado esquerdo da imagem. O grupo parece estar posando para uma foto de grupo.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 20552023

GALERIA DE FOTOS