Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA apresenta resultados do monitoramento do Balcão Virtual

Relatório abrange os meses de julho a setembro de 2024, com dados de adesão e desempenho das unidades judiciais no atendimento virtual

Publicado em 31 de Out de 2024, 9h00. Atualizado em 6 de Nov de 2024, 18h17
Por Graziela Milhomem

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Presidência e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, divulgou relatório com os resultados do monitoramento do Balcão Virtual para o período de julho a setembro de 2024. Os dados demonstram uma evolução na utilização da ferramenta virtual de atendimento, projetada para oferecer maior acessibilidade e agilidade nos serviços jurisdicionais ao cidadão e à cidadã maranhense.

De acordo com o relatório, desde a introdução do painel de monitoramento, as unidades judiciais avançaram no uso do Balcão Virtual para atendimentos por meio de videoconferência. 

DADOS DO MONITORAMENTO DO BALCÃO VIRTUAL

Nos três meses analisados, foram constatados índices de crescimento contínuo na adesão ao Balcão Virtual, conforme descrito abaixo:

  • Julho de 2024: 196 unidades judiciais superaram 100% de atividade, enquanto 52 unidades registraram entre 70% e 99%, e 42 unidades ficaram abaixo de 70% de manutenção ativa.

 

  • Agosto de 2024: Com uma adesão ampliada, 208 unidades ultrapassaram a marca de 100% de atividade, 63 unidades registraram entre 70% e 99%, e apenas 21 unidades ficaram abaixo de 70%.

 

  • Setembro de 2024: A tendência positiva persistiu, com 187 unidades superando 100% de atividade, 101 unidades entre 70% e 99%, e somente 4 unidades abaixo de 70%.

Distribuição das unidades judiciais por percentual de atividade do balcão virtual 

O juiz auxiliar da Presidência com atuação na área de tecnologia da informação, José Jorge Figueiredo dos Anjos Junior, avalia que a implementação do painel de monitoramento tem sido fundamental para ampliar a transparência e o comprometimento das unidades com o atendimento aos cidadãos. “A evolução positiva nos indicadores mostra o empenho dos magistrados e servidores na utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis, garantindo um atendimento mais célere e acessível ao público”, destacou.

O painel de monitoramento permite que o TJMA acompanhe em tempo real o desempenho das unidades judiciais no uso do Balcão Virtual, possibilitando ajustes rápidos e assegurando um atendimento virtual que corresponda às necessidades da população.

BALCÃO VIRTUAL

O Balcão Virtual faz parte do programa de inovação Justiça 4.0, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que objetiva promover o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial.

A ferramenta também considera a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 372/2021, que regulamenta a criação da plataforma de videoconferência denominada “Balcão Virtual” nos Tribunais do país.

O acesso à plataforma está disponibilizado ao público na página inicial do TJMA na internet, em ícone próprio e destacado na parte inferior (Balcão Virtual) e ainda por meio do menu superior “SERVIÇOS”.

O interessado deverá clicar no link “Balcão Virtual”, a fim de localizar a secretaria ou diretoria judicial do primeiro ou segundo grau a que deseja se dirigir, preenchendo em seguida os dados solicitados, para, na sequência, aguardar a liberação a fim de ingressar na sala virtual em ordem cronológica de acesso na plataforma.

Acesse a íntegra da Portaria-Conjunta nº 102021.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS