O Tribunal de Justiça do Maranhão realizou, nesta terça-feira (29/10), a cerimônia de premiação do Programa Práticas 5 Estrelas 2024, iniciativa do Laboratório de Inovação ToadaLab que visa incentivar a inovação e reconhecer as melhores práticas implementadas no Judiciário maranhense.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, parabenizou os servidores Ricardo Moreira, Gérson Nepomuceno Júnior e Ferdinan Guimarães Júnior, autores das práticas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Presidência do TJMA, com presença da equipe do Toada Lab.
Os autores das práticas vencedoras receberam do presidente do TJMA um Certificado de Boas Práticas - Práticas Cinco Estrelas, um troféu e um tablet, ao lado do juiz coordenador do Toada Lab, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, e do ex coordenador, juiz Ferdinando Serejo, que ainda integra a equipe do Toada Lab.
“O prêmio Prática 5 Estrelas integra todo esse cronograma de incentivo aos servidores, do mês do servidor público, que o desembargador Froz implementou. Então, é mais uma das medidas que buscam qualificar os servidores, demonstrar as boas práticas dos nossos servidores para todo o Tribunal de Justiça. É uma forma de reconhecer o belo trabalho que todos eles desenvolvem diariamente nas nossas unidades judiciais e nas unidades administrativas do Tribunal de Justiça do Maranhão” disse José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior (à esquerda na foto acima).
Na edição deste ano, dez práticas foram apresentadas em formato de pitch – apresentação curta e direta. Três delas se destacaram e foram escolhidas como vencedoras, após a avaliação da comissão julgadora e votação popular.
O servidor Ricardo Dias Moreira, da Coordenadoria do Processo Judicial Eletrônico, obteve 938,56 pontos com a prática “Automação de Atos Ordinatórios: Eficiência na Execução Processual” e ficou em primeiro lugar.
Ricardo (na foto abaixo, ao lado do presidente Froz Sobrinho) disse ter ficado surpreso com a conquista do primeiro lugar, mas destacou que viu potencial no seu trabalho, por dar retorno para todo o Tribunal em si, porque movimenta processos de forma automática e permite aos servidores focar o trabalho em questões mais sensíveis.
“Eu já fui secretário judicial, então, eu via os pontos de foco de interesse que a gente precisava lidar – os gargalos, mesmo, das atividades. Eu apresentei para todo mundo, acabei focando em servidores de Secretaria, solicitando o apoio deles, o voto deles e mostrando como que funcionava. E aí, para minha surpresa, acabei ganhando em primeiro lugar”, comemorou Ricardo Moreira.
Gérson Oliveira Nepomuceno Júnior, da Divisão de Serviços de TI e que trabalha há 18 anos no TJMA, segundo colocado, conquistou 406,78 pontos, com “Implantação do Sistema de Videoconferência TJMA”.
“Foi muito gratificante receber esse prêmio, é uma valorização do servidor e espero que continue nos próximos anos”, acrescentou Gérson Nepomuceno Júnior (foto acima).
Ferdinan Vieira Guimarães Júnior, do gabinete da desembargadora Sônia Amaral, conseguiu 393,11 pontos, com a prática “Proposta de Prompt Estruturado de Fácil Replicação no Judiciário”, e foi o terceiro colocado.
“Esse projeto do Toada Lab vem para incentivar e premiar aqueles servidores que dão o seu além, dão o seu a mais, então fiquei muito feliz de participar, não tive dúvidas quando o edital foi aberto, já fazia, já praticava aquilo que eu trouxe para o Prática 5 Estrelas e foi uma oportunidade que eu tive de mostrar para os demais o que eu estava fazendo”, finalizou Ferdinan Guimarães Júnior (foto abaixo).
PRIMEIRO LUGAR
A prática de Ricardo Dias Moreira, “Automação de Atos Ordinatórios: Eficiência na Execução Processual”, visa automatizar a execução de atos ordinatórios no sistema PJe (Processo Judicial eletrônico), eliminando a necessidade de intervenção manual para tarefas rotineiras como intimações e notificações.
A solução do chefe da Divisão de Regras de Negócio da Coordenadoria do PJe reduz a sobrecarga de trabalho dos servidores, permitindo que se concentrem em atividades mais estratégicas e complexas. A automação proporciona maior celeridade processual e contribui para uma Justiça mais eficiente e moderna.
SEGUNDO COLOCADO
O analista de Suporte e Rede da Divisão de Serviços de TI, Gérson Oliveira Nepomuceno Júnior, é o responsável por “Implantação do Sistema de Videoconferência TJMA”, projeto que envolve a implantação de um sistema de videoconferência baseado em software livre para audiências virtuais no Tribunal de Justiça do Maranhão.
A solução substituiu a infraestrutura física, permitindo a geração de salas, gravação de audiências e compartilhamento de documentos, além de incluir legendas para pessoas com deficiência auditiva.
TERCEIRO COLOCADO
A “Proposta de Prompt Estruturado de Fácil Replicação no Judiciário”, de autoria de Ferdinan Vieira Guimarães Júnior, terceiro colocado, propõe o uso de um prompt estruturado (ação que interpreta linhas de comandos), utilizando a plataforma Google AI Studio e o modelo Gemini 1.5 para otimizar a análise de processos judiciais e elaboração de minutas.
A ferramenta permite a criação de assistentes jurídicos personalizados para cada unidade, melhorando a eficiência e a produtividade dos gabinetes.
PROGRAMA
O Programa Práticas 5 Estrelas foi criado para promover e valorizar iniciativas que aprimoram a prestação jurisdicional, aumentando a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos pelo Judiciário maranhense.
Nesta edição, dez práticas inovadoras foram selecionadas para apresentações em formato de pitch, permitindo aos autores demonstrar o impacto de suas soluções para o público. Todas as práticas selecionadas receberam certificados de participação em reconhecimento ao empenho e às inovações apresentadas.
Veja álbum de fotos de Ribamar Pinheiro.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024