O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM), promoveu mais um Curso de Brigada de Emergência, de formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, incluindo a evacuação de prédio, desta vez para servidores e servidoras do Fórum de Balsas.
O Curso de Brigada de Emergência tem o objetivo de capacitar servidores(as) efetivos(as), comissionados(as) e terceirizados(as) em medidas iniciais de primeiros socorros e combate a incêndio.
A ação estimula a difusão da cultura de segurança aos servidores(as) e magistrados(as), viabilizando conhecimentos e habilidades para enfrentamento de eventos adversos, atuando como primeira resposta e/ou auxiliando o Corpo de Bombeiros, caso seja necessário.
A formação de brigada de incêndio faz parte de uma meta da Diretoria de Segurança relacionada ao Plano de Logística Sustentável do TJMA, fundamentada na Resolução nº 435/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consolida a Política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário.
A primeira parte da formação foi realizada no auditório da comarca. A parte prática de combate a incêndio foi demonstrada na área externa do local, onde os alunos(as) tiveram contato direto com incêndio controlado, onde aprenderam a manusear os tipos de extintores para controlar o fogo, além de debelar o princípio de incêndio com botijão de gás(GLP).
Com a prática, foi ressaltada a missão de prevenção contra incêndio e pânico em edificações do Poder Judiciário maranhense.
As aulas foram ministradas por militares do Corpo de Bombeiros: 1° TEN QOEBM Francisco das Chagas Araujo Barbosa e Cap QOCBM Márcio Fernando Castro Serra, com a colaboração do Subtenente Jardel, 1° Sargento Leônidas, 3° Sargento Ravenna e 1° Sargento RR EB Amorim.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026