Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nova edição da campanha contra desperdício começa nesta segunda (16/9)

Na sexta-feira (20/9), ocorrerá a palestra Destralhe Emocional, a partir das 9h no auditório Madalena Serejo, no Fórum de São Luís

Publicado em 16 de Set de 2024, 7h10. Atualizado em 16 de Set de 2024, 7h14
Por Márcio Rodrigo

Começa nesta segunda-feira (16/9) a edição 2024 da Campanha “Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício”, desenvolvida pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A iniciativa se estenderá até sábado, dia 21/9, com objetivo de estimular ações proativas sobre uso racional de bens e materiais, e possibilitar a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A campanha está integrada ao Dia Mundial da Limpeza, que a partir deste ano ganhou data oficial (20/9) no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição que promete mobilizar, de forma simultânea, 190 países para agir com o trabalho prático e promover mais reflexão sobre o consumo consciente.

O Destralhe contempla as três dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social, uma vez que além da destinação ambientalmente adequada dos bens irrecuperáveis, promove a doação de bens antieconômicos e recuperáveis a instituições públicas e entidades sem fins lucrativos e remaneja os bens ociosos para outras unidades do Judiciário.

Em circular remetida a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores, o desembargador Ricardo Duailibe, presidente da Coodenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, reforça o convite para que os integrantes das unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário se envolvam e participem da ação. “É a sétima edição da campanha realizada desde 2018 pelo Poder Judiciário. Contamos, mais uma vez, com a participação e o esforço concentrado de todos e todas para seguirmos destinando, de forma ambientalmente adequada, materiais de expediente ou uso permanente que não estão sendo utilizados e/ou são inservíveis”, ressaltou o magistrado.

A campanha tem o apoio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA); Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX); Escola Superior da Magistratura (ESMAM); Assessoria de Comunicação da Presidência do TJMA; Coordenadoria de Material e Patrimônio, Divisão de Administração de Material, Divisão de Administração Patrimonial, Coordenadoria de Manutenção de Equipamentos, Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental, Coordenadoria de Serviços e Transportes, e Divisão de Transportes.

AÇÕES DA CAMPANHA

Além da correta destinação de bens irrecuperáveis, a Coordenadoria de Sustentabilidade sugere a doação de bens apreendidos em processos criminais; a organização do ambiente de trabalho; limpeza digital, com exclusão de arquivos desnecessários, e realização de mutirão de limpeza das dependências dos Fóruns. Também incentiva e apoia iniciativas das unidades administrativas e judiciais, para que promovam palestras e rodas de conversas com temas pertinentes à sustentabilidade, como proteção ao meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva, qualidade de vida (saúde mental, exercícios físicos, relacionamento no ambiente de trabalho).

Durante a campanha, a Coordenadoria de Sustentabilidade estará disponível para receber informações acerca das iniciativas promovidas e resultados para fins de divulgação pelo e-mail socioambiental@tjma.jus.br 

Confira a guia de Baixa e Devolução de Itens Destralhe 2024

Confira a guia de Gestão Documental Destralhe 2024

DESTRALHE EMOCIONAL

Em alusão ao mês internacional de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, a Coordenadoria de Sustentabilidade vai promover a palestra “Destralhe Emocional”, em parceria com a ESMAM, Coordenadoria de Saúde e Fórum Desembargador Sarney Costa (São Luís). A palestra será ministrada pela psicóloga Ingrid Fernandes, e pela médica psiquiatra Talita Serra Tobias, ambas a Divisão de Saúde do TJMA , no próximo dia 20/9, a partir das 9 horas, no auditório Madalena Serejo localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. O evento será realizado de forma presencial, e a carga horária é de 2 horas para os participantes. 

A validação de presença aos participantes lotados na Capital será efetivada de forma presencial, no evento. Para quem atua em unidades do interior do Estado, a inscrição poderá ser realizada por meio de link fixado no chat, no momento da transmissão ao vivo pelo perfil do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na plataforma Youtube. A participação também deverá ser validada pelo chat.

A iniciativa pretende aproveitar a campanha Destralhe 2024, para promover uma reflexão entre o público interno da Instituição sobre a necessidade de um destralhe emocional, além de contribuir para o desapego de ideias, crenças e expectativas, assim como de experiências ultrapassadas que levam apenas à estagnação e dificuldades na abertura de espaço para novas vivências.

Palestra “Destralhe Emocional”

Público-alvo: servidoras, servidores, magistradas e magistrados do PJMA

Modalidade: presencial

Carga horária: 2 horas

Período de realização: 20/09/2024 (sexta-feira) – 9 horas

Local: Auditório Desa. Madalena Serejo – Fórum Des. Sarney Costa

Palestrantes: Ingrid Fernandes (psicóloga), e Talita Serra Tobias (médica psiquiatra)

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS