Começa nesta segunda-feira (16/9) a edição 2024 da Campanha “Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício”, desenvolvida pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A iniciativa se estenderá até sábado, dia 21/9, com objetivo de estimular ações proativas sobre uso racional de bens e materiais, e possibilitar a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A campanha está integrada ao Dia Mundial da Limpeza, que a partir deste ano ganhou data oficial (20/9) no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição que promete mobilizar, de forma simultânea, 190 países para agir com o trabalho prático e promover mais reflexão sobre o consumo consciente.
O Destralhe contempla as três dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social, uma vez que além da destinação ambientalmente adequada dos bens irrecuperáveis, promove a doação de bens antieconômicos e recuperáveis a instituições públicas e entidades sem fins lucrativos e remaneja os bens ociosos para outras unidades do Judiciário.
Em circular remetida a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores, o desembargador Ricardo Duailibe, presidente da Coodenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, reforça o convite para que os integrantes das unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário se envolvam e participem da ação. “É a sétima edição da campanha realizada desde 2018 pelo Poder Judiciário. Contamos, mais uma vez, com a participação e o esforço concentrado de todos e todas para seguirmos destinando, de forma ambientalmente adequada, materiais de expediente ou uso permanente que não estão sendo utilizados e/ou são inservíveis”, ressaltou o magistrado.
A campanha tem o apoio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA); Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX); Escola Superior da Magistratura (ESMAM); Assessoria de Comunicação da Presidência do TJMA; Coordenadoria de Material e Patrimônio, Divisão de Administração de Material, Divisão de Administração Patrimonial, Coordenadoria de Manutenção de Equipamentos, Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental, Coordenadoria de Serviços e Transportes, e Divisão de Transportes.
AÇÕES DA CAMPANHA
Além da correta destinação de bens irrecuperáveis, a Coordenadoria de Sustentabilidade sugere a doação de bens apreendidos em processos criminais; a organização do ambiente de trabalho; limpeza digital, com exclusão de arquivos desnecessários, e realização de mutirão de limpeza das dependências dos Fóruns. Também incentiva e apoia iniciativas das unidades administrativas e judiciais, para que promovam palestras e rodas de conversas com temas pertinentes à sustentabilidade, como proteção ao meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva, qualidade de vida (saúde mental, exercícios físicos, relacionamento no ambiente de trabalho).
Durante a campanha, a Coordenadoria de Sustentabilidade estará disponível para receber informações acerca das iniciativas promovidas e resultados para fins de divulgação pelo e-mail socioambiental@tjma.jus.br
Confira a guia de Baixa e Devolução de Itens Destralhe 2024
Confira a guia de Gestão Documental Destralhe 2024
DESTRALHE EMOCIONAL
Em alusão ao mês internacional de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, a Coordenadoria de Sustentabilidade vai promover a palestra “Destralhe Emocional”, em parceria com a ESMAM, Coordenadoria de Saúde e Fórum Desembargador Sarney Costa (São Luís). A palestra será ministrada pela psicóloga Ingrid Fernandes, e pela médica psiquiatra Talita Serra Tobias, ambas a Divisão de Saúde do TJMA , no próximo dia 20/9, a partir das 9 horas, no auditório Madalena Serejo localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. O evento será realizado de forma presencial, e a carga horária é de 2 horas para os participantes.
A validação de presença aos participantes lotados na Capital será efetivada de forma presencial, no evento. Para quem atua em unidades do interior do Estado, a inscrição poderá ser realizada por meio de link fixado no chat, no momento da transmissão ao vivo pelo perfil do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na plataforma Youtube. A participação também deverá ser validada pelo chat.
A iniciativa pretende aproveitar a campanha Destralhe 2024, para promover uma reflexão entre o público interno da Instituição sobre a necessidade de um destralhe emocional, além de contribuir para o desapego de ideias, crenças e expectativas, assim como de experiências ultrapassadas que levam apenas à estagnação e dificuldades na abertura de espaço para novas vivências.
Palestra “Destralhe Emocional”
Público-alvo: servidoras, servidores, magistradas e magistrados do PJMA
Modalidade: presencial
Carga horária: 2 horas
Período de realização: 20/09/2024 (sexta-feira) – 9 horas
Local: Auditório Desa. Madalena Serejo – Fórum Des. Sarney Costa
Palestrantes: Ingrid Fernandes (psicóloga), e Talita Serra Tobias (médica psiquiatra)
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023