Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Desembargador José Jorge realiza visita técnica na Corregedoria Geral Rio de Janeiro

Encontro foi marcado pela troca de experiências e conhecimento de iniciativas que podem ser replicadas

Publicado em 6 de Set de 2024, 11h27. Atualizado em 1 de Out de 2024, 19h34
Por Fernando Souza

O corregedor-geral do foro extrajudicial do Maranhão, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, realizou, nessa quinta-feira (5/9), uma visita técnica à sede da Corregedoria Geral da Justiça do Rio de Janeiro (CGJ-RJ). A iniciativa teve o objetivo de fomentar a troca de experiências exitosas e viabilizar parcerias entre os órgãos correcionais.

Recebido pelo corregedor-geral da Justiça fluminense, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, o desembargador José Jorge visitou as instalações do órgão, conheceu a estrutura e parte das rotinas laborais. Ele destacou a organização no desempenho das atividades e elogiou o trabalho coordenado pelo desembargador Marcus Basílio e sua equipe, que conta com sete juízas e juízes auxiliares.

“O foco da visita foi o de conhecer a rotina da atividade extrajudicial e iniciativas que têm se mostrado positivas. Temos um Sistema de Justiça que é complexo e dinâmico, especialmente na esfera extrajudicial, mas que tem se mostrado cada vez mais integrado e colaborativo. Isso nos traz a necessidade de conhecermos outras experiências que estão dando resultado, estudar e adaptar à nossa realidade aquilo que for possível”, disse o desembargador.


A estrutura e a rotina de trabalho da CGJ-RJ foi apresentada ao desembargador José Jorge (Foto: Brunno Dantas - TJRJ)

Durante a visita técnica, foi realizada uma reunião na Diretoria-Geral de Fiscalização e Apoio às Serventias Extrajudiciais, em que foram apresentados os programas de gestão eletrônica Módulo de Apoio à Corregedoria (MAC) e Módulo de Apoio aos Serviços (MAS). Os sistemas foram desenvolvidos pelo Judiciário fluminense e possibilitam o acompanhamento e o controle preciso dos atos extrajudiciais praticados em todos os cartórios do Rio de Janeiro.

Representantes das duas corregedorias conversaram sobre a possibilidade de convênio entre os tribunais do Rio de Janeiro e Maranhão para uso da tecnologia, a fim de que ela possa ser utilizada para aprimorar a capacidade de gerenciamento da Corregedoria do Foro Extrajudicial junto aos cartórios maranhenses. O uso de tecnologias inovadoras é uma das prioridades da gestão 2024-2026 da COGEX.

“Saio daqui muito satisfeito em ver a Corregedoria do Rio com um sistema muito avançado e com a possibilidade de concretizar uma parceria que será muito positiva para nosso trabalho na área extrajudicial no Maranhão. Fica meu agradecimento ao desembargador Marcus Basílio e a toda sua equipe”, concluiu o desembargador José Jorge. 

A visita técnica foi acompanhada das juízas auxiliares Simone Rolim e Daniela Bandeira; dos juízes auxiliares Marcelo Oliveira, Marcello Rubioli, Rafael Nóbrega e Bruno Monteiro; do delegatário do 3º Serviço Notarial e Registral de Nova Iguaçu (RJ), Artur Gustavo, que foi juiz estadual no Maranhão; além das diretoras e diretores Marcelo Freitas (Geral), Vânia Monnerat (Apoio à CGJ), Simone Ferreira (Fiscalização e Assessoramento Judicial) e Alessandra Ferreira (Planejamento e Administração de Pessoal).


Assessoria de Comunicação*
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
* com informações da CGJ-RJ

GALERIA DE FOTOS