Poder Judiciário/Mídias/Notícias

COGEX inspeciona serviços dos cartórios do 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios de Caxias

Durante a inspeção, é verificada a situação de cada cartório em relação à prestação de informações e outros itens obrigatórios

Publicado em 29 de Ago de 2024, 13h30. Atualizado em 29 de Ago de 2024, 14h23
Por ASSCOM COGEX

Uma equipe da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) deu seguimento, na cidade de Caxias, ao calendário de inspeções ordinárias realizadas com o objetivo de fiscalizar e orientar a prática do serviço extrajudicial no Maranhão, conforme a Portaria-TJ – 2830/2024.

Sob o comando da juíza Laysa Paz Mendes e do juiz André Bogéa Santos, a equipe de servidores eservidoras da COGEX visitou as dependências dos cartórios, do 1º, 2º, 3º e 4º ofícios de Caxias, onde avaliou os serviços prestados e a estrutura de atendimento aos usuários, durante as atividadades agendadas para a semana de 26 a 30 de agosto.

Durante a inspeção é verificada a situação de cada cartório em relação à prestação de informações à COGEX, o lançamento de atos nos sistemas de informática, o registro de atos, a manutenção de livros e arquivos, para verificar se estão em conformidade com o que dispõem o Código de Normas da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão e a Resolução nº 24/2009 do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Juiz André Bogéa e juíza Laysa Mendes com o tabelião Aurino Rocha, titular do Cartório do 1º Ofício de Caxias

INSTALAÇÕES MODERNAS

E equipe registrou em fotos as dependências de todos os cartórios visitados e, dentre esses, a  juíza Laysa Paz Mendes elogiou a “excelente estrutura recém entregue à população pelo 3° Ofício de Caxias", sob a responsabilidade da titular Lívia Ayub Alves. O cartório possui estrutura moderna, com salas amplas e estacionamento com vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos e espaço reservada para casamentos civis.

A data da inspeção foi alterada pelo corregedor-geral do foro extrajudicial desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, na Portaria-TJ – 3121/2024, de 16/8. Compete à  Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão fiscalizar, em caráter geral e permanente, a atividade do serviço extrajudicial, conforme a Lei Complementar nº 271/ 2024.

Cartório do 3º Ofício de Caxias possui estrutura moderna, com salas amplas e acessíveis

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
asscom-cogex@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS