Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa de ações socioambientais em Itapecuru-Mirim

A iniciativa faz parte projeto "Teia de Sustentabilidade: Cidadania, Justiça e Responsabilidade Social"

Publicado em 3 de Jul de 2024, 8h00. Atualizado em 3 de Jul de 2024, 8h26
Por Ascom/TJMA

Nesta segunda-feira (1º/7), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, participou de uma série de ações relacionadas à gestão socioambiental no município de Itapecuru-Mirim. A iniciativa contemplou inauguração de horto de plantas medicinais, do Ecoponto e entrega de certificados de agente escolar ambiental.

A iniciativa integra o  projeto "Teia de Sustentabilidade: Cidadania, Justiça e Responsabilidade Social", criado pela 2ª Vara de Justiça da Comarca de Itapecuru Mirim, que visa contribuir para a prevenção da poluição, recuperação do meio ambiente, inclusão social, promoção da saúde e uso racional do ecossistema pela sociedade local.

  A inauguração do horto de plantas medicinais e do novo espaço de banho de sol na Unidade Prisional de Ressocialização de Itapecuru-Mirim contaram com a presença do presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS/TJMA), desembargador Ricardo Duailibe; do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida; da juíza auxiliar da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Teresa Mendes; da juíza titular da comarca de Itapecuru-Mirim, Mirela Cézar, entre outros.

Com a ação, a Unidade Prisional de Ressocialização de Itapecuru Mirim, além de destinar seus resíduos recicláveis à Cooperativa de Catadores local e oferecer educação ambiental às pessoas privadas de liberdade, contará com o cultivo de uma horta de espécies medicinais em suas dependências para abastecer a farmácia do Centro de Assistência à Saúde Integrativa e Plantas Medicinais- CASIPLAN, bem como, possibilitar o atendimento pela equipe do CASIPLAN na Unidade às pessoas privadas de liberdade e aos servidores.

O momento foi seguido da entrega dos carrinhos do programa “Minha Renda” para as pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ selecionadas nos círculos de empreendedorismo.

Também participaram da ação o juiz Douglas Melo Martins, a juíza Elaile Carvalho, o Secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, o Defensor Público e Presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão, Thiago Josino, e o artista plástico Beto Diniz.

CERTIFICADOS DE AGENTE ESCOLAR AMBIENTAL

Além da inauguração do horto e do espaço de banho de sol, os representantes da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o desembargador Ricardo Duailibe e a juíza auxiliar da Coordenadoria, Teresa Mendes, participaram da entrega de certificados de "Agente Escolar Ambiental" aos alunos do Colégio Militar Tiradentes.
Em seguida, foi inaugurado o primeiro Ecoponto escolar do município e realizada uma exposição de trabalhos relacionados à reciclagem realizados pelos alunos.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS