Na tarde dessa quarta-feira (26/6), o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude e do Núcleo de Justiça Restaurativa, recebeu representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) para discutir sobre políticas de acolhimento para crianças e adolescentes.
Durante o encontro, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, a presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), desembargadora Francisca Galiza, e a presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR), desembargadora Graça Amorim, apresentaram as iniciativas e projetos do Poder Judiciário voltados à infância e destacaram a importância da parceria com a Secretaria de Saúde para a estruturação, planejamento e alinhamentos sobre os trabalhos desenvolvidos na casa da criança.
Segundo a desembargadora Francisca Galiza, a parceria entre os órgãos é fundamental para a efetividade dos serviços prestados ao público infantil e jovem. “O Tribunal, com apoio do presidente Froz, nos autorizou a trazer o Conselho para buscar construir um bom relacionamento com esse elo, que é o primeiro auxílio buscado pela população”, ressaltou.
Na ocasião, a SEMUS foi representada pela secretária Carolina Mitri, que ressaltou a forma como a reunião foi conduzida, considerando a cooperação entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de São Luís. “A Prefeitura de São Luís, por meio Secretaria Municipal de Saúde, acolhe a causa. Entendemos aqui a necessidade do abrigo da Casa de Saúde, então a secretaria vai avaliar as possibilidades, conhecer a Casa e ver a forma de construir essa parceria para contribuir com o Tribunal de Justiça em dar auxílio e apoio a essas crianças”, comentou.
Também estiveram presentes no momento, a juíza coordenadora da CIJ, Glaucia Almeida; a juíza coordenadora do NEJUR, Larissa Tupinambá; o juiz coordenador do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV), Celso Serafim; a secretária da CIJ, Maria Teresa Feitosa Rêgo; e o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, Silva Dias Santos Junior.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023