Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA premia boas práticas de sustentabilidade

A iniciativa foi promovida pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão

06/06/2023
Ascom/TJMA

Durante a Jornada da Sustentabilidade 2023: O Judiciário no Combate à Poluição Plástica, o Poder Judiciário do Maranhão promoveu a entrega dos prêmios “TJMA Sustentável”, “Selo Verde” e “Selo Verde Esmeralda”, referentes ao ano de 2022. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (6/6), na Sala das Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça, durante o segundo dia do ciclo de palestras.

O evento - organizado pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA) e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), com o apoio de diversas instituições - foi transmitido ao vivo pelo canal do TJMA no YouTube @tjmaoficial.

O Prêmio TJMA Sustentável tem como objetivo reconhecer os melhores resultados na prestação jurisdicional na área ambiental, disseminar práticas de sucesso, reconhecer lideranças e valorizar colaboradores e colaboradoras de destaque, de forma a criar um ambiente propício a mudanças e com alto grau de motivação, aprimorando a sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão.

O sistema para votação foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TJMA (Toada Lab), que possibilitou à comissão julgadora efetuar a votação, assegurando mais transparência ao processo.

Esta edição contemplou as seguintes categorias: Produtividade (132 unidades que atingiram a meta 12), Boas Práticas (1 vencedor/a), Liderança Sustentável (3 vencedores/as), Liderança Sustentável Cidadã (3 vencedores/as) e Colaborador Parceiro da Sustentabilidade (9 vencedores/as), em conformidade com os critérios de avaliação e metodologia de apuração de resultados definidos na Portaria nº. 5182022.

A juíza Mirella Cezar Freitas, que ganhou o prêmio na Categoria “Liderança Sustentável”, declarou que a condecoração recebida é motivo de muita alegria. “A gente já vive em um tempo em que a Justiça tem que estar sobre uma jurisdição do cuidado, com foco no ser humano e de tudo aquilo que impacta a vida, e a questão ambiental tem um impacto grande nas políticas públicas, na saúde, então esta premiação é extremamente feliz para todos nós, mas é também a consciência de que temos uma grande responsabilidade”, disse.

A juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim declarou que para os próximos júris, já no mandado de intimação, foi informado aos jurados que eles devem levar garrafas retornáveis e talheres. “Atitudes assim são necessárias para que a gente use cada vez menos plásticos, e essas iniciativas devem ser replicadas, porque isso tem um grande impacto no nosso ecossistema, no nosso meio ambiente e nas nossas vidas”, finalizou.

Durante a programação, foi realizado um sorteio de 3 bicicletas, 3 tabletes e 3 celulares entre os premiados da categoria “Colaborador parceiro da sustentabilidade”. 

Foto colorida horizontal posada de 1 funcionária e 5 funcionários do TJMA, recebendo premiação, durante Jornada de Sustentabilidade. Ao lado deles, estão o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, e o presidente do Núcleo Socioambiental do TJMA, desembargador Jorge Rachid, no Pleno do TJMA. Eles seguram uma caixa grande, que comporta uma televisão. Atrás de todos, está um retroprojetor. Nas laterais, estão jarros de plantas.

SELO VERDE

As certificações “Selo Verde” e “Selo Verde Esmeralda” visam ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, o uso sustentável de recursos naturais e públicos, a promoção das contratações sustentáveis, a gestão sustentável de documentos e a sensibilização e capacitação do corpo funcional, força de trabalho auxiliar e de outras partes interessadas.  Todos os setores do Poder Judiciário estão aptos a receber a certificação. Dos 573 setores avaliados, 25 receberam o “Selo Verde Esmeralda” e 173 o “Selo Verde”.

A servidora Leda Alice do Nascimento, chefa do Gabinete da Presidência do TJMA, que recebeu o certificado Selo Verde Esmeralda, representando o referido setor, ressaltou a relevância da premiação. “Todos nós temos alguma causa pela qual lutamos, algo que nos é caro e que defendemos, que, por ter um significado especial, tomamos uma posição. Estamos em uma instituição que auxilia na solução de causas conflitantes da população. Hoje, em um momento importante como este, somos todos lembrados que, para além das nossas lutas individuais, existe uma causa maior, que é de todos e que, portanto, precisa do engajamento de cada um de nós”, frisou.

MENÇÕES HONROSAS

Durante o evento, também foi realizada a entrega de menções honrosas para os que construíram os pilares das ações para que o Judiciário maranhense pudesse ser referência de sustentabilidade em diversos níveis.

Receberam as menções honrosas o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, e o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, enquanto diretor da ESMAM (2021-2022). 

ENCERRAMENTO

Durante o encerramento do ciclo de palestras da Jornada de Sustentabilidade, o presidente do Plano de Logística Sustentável, desembargador Jorge Rachid, prestou homenagens a diversos setores e instituições que contribuíram para a realização do evento, enfatizando a importância da iniciativa e o compromisso de todos(as) com a preservação do meio ambiente.

“Estou muito emocionado com toda esta plateia. Minha esperança é que saiamos daqui melhores, dispostos a fazer as reflexões que levem às mudanças necessárias. Somos todos e todas agentes multiplicadores da sustentabilidade e temos o dever de buscar e espalhar conhecimento. A Jornada é um evento realizado por muitas mãos. Por isso, gostaria de externar meus agradecimentos a todos e a todas que contribuíram para a realização desta iniciativa”, pontuou.

Foto colorida horizontal posada de alunas e alunos de escolas públicas de São Luís, que seguram kits sustentáveis em sacolas beges. Ao lado deles, estão o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, e o presidente do Núcleo Socioambiental do TJMA, desembargador Jorge Rachid, no Pleno do TJMA.

Ao final do evento, os(as) estudantes presentes de escolas públicas de São Luís receberam kits sustentáveis.

 

Confira o Álbum de Fotos no Flickr do TJMA.

Confira a relação de ganhadores e ganhadoras do Prêmio TJMA Sustentável, na categoria “Produtividade”.

Confira a relação de ganhadores e ganhadoras do Prêmio TJMA Sustentável nas demais categorias

Os certificados virtuais Selo Verde e Selo Esmeralda dos setores que contribuíram para a responsabilidade socioambiental do Judiciário maranhense ano-base de 2022 estão disponíveis na Circular CIRC-CMEP – 32023

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS