Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA reconhece servidores e servidoras por comprometimento no serviço público

O Programa Meritus premiou servidores(as) no "Eixo de Reconhecimento Público e Institucional na área de TIC" e "Servidor Destaque"

18/05/2023
Danielle Limeira / Mirela Nunes

Nesta quinta-feira (18/5), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) prestou reconhecimento e homenagens a servidores e servidoras, em solenidade de premiação da 4ª edição do Programa de Valorização dos Servidores e Servidoras do Poder Judiciário (Meritus). O evento – transmitido ao vivo pelo YouTube do TJMA – aconteceu no Salão Nobre, na sede do Tribunal de Justiça.

Durante o evento, foram homenageados(as) servidores e servidoras inscritos(as) no Eixo de Reconhecimento Público e Institucional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A lista definitiva de servidores(as) contemplados(as) foi publicada no Ato da Presidência - GP nº 42, de 8 de maio de 2023, assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten.

Na oportunidade, também foram homenageados(as) 36 (trinta e seis) “Servidores(as) Destaque” na temática Dedicação e Comprometimento no Serviço Público, que receberam menção honrosa. A relação foi publicada na Portaria-GP nº 346, de 3 de maio de 2023, assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten.

Em seu discurso, Paulo Velten frisou que o reconhecimento profissional e a meritocracia desempenham um papel fundamental no Judiciário, e auxiliam na retenção de talentos no setor público. “Essa edição do programa visa exatamente o reconhecimento e o prestígio, de forma espontânea, desses servidores e servidoras que dão a sua vida, que dedicam a sua energia, o melhor dos seus esforços pelo aprimoramento do Poder Judiciário do nosso Estado”, disse o presidente.

Velten reforçou que o modelo de reconhecimento espontâneo, como na categoria do “Servidor Destaque”, onde pessoas que foram indicadas por sua chefia e por seus pares, representa uma valorização a mais desse servidor ou servidora. 

“Confesso que eu gosto muito desse modelo de reconhecimento espontâneo, em que o servidor não vai atrás, mas é indicado por outros. Isso porque nós temos aqui no Poder Judiciário verdadeiras joias preciosas que, muitas vezes, estão lá, fazendo o seu trabalho em um setor obscuro, quase que escondido do Tribunal, sem serem vistos, mas que todo mundo que está ao seu redor conhece e valoriza”, explicou o desembargador.

Durante sua fala, o presidente do TJMA também prestigiou o quadro da Alta Administração de sua gestão, ressaltando que a sua maioria é formada por servidores(as) efetivos(as). “Eu trouxe aqui a frente os nossos diretores, porque vocês os conhecem e sabem identificá-los, pois em sua maioria massiva são servidores do quadro efetivo do Poder Judiciário. O que a gente busca com isso é deixar claro que hoje temos um desafio, que é criar no Poder Judiciário do Estado uma burocracia de mérito estável, plena e permanente, para formarmos uma instituição forte, sólida e eficaz”, concluiu.

Vilton Ferreira, técnico judiciário lotado na Divisão de Gravação e Registros, foi um dos servidores contemplados com o prêmio. “São 45 anos de trabalho no Tribunal de Justiça do Maranhão. Com muita honra, dedicação e esforço cheguei até aqui, e espero continuar servindo no Tribunal de Justiça por mais tempo, com empenho”, disse o premiado. 

“Receber essa honraria é motivo de muito orgulho, por toda dedicação e empenho. Nem sempre estamos bem, mas a gente se esforça, dá nosso melhor, sempre buscando servir da melhor maneira e atender as necessidades de quem procura o Judiciário”, relatou Suhellen Alcantara Wanzeller, servidora do TJMA há 17 anos, que atualmente trabalha no gabinete da presidência.

Suhellen ressaltou a gratidão pelo reconhecimento. “Fiquei emocionada de verdade. Ao longo desses anos todos aprendi muito no TJ, continuo aprendendo, e nem sempre foi da melhor forma. A gente passa por coisas que não queria muitas vezes, mas vale o esforço pelo aprendizado e ainda mais quando há um reconhecimento. Agradeço de coração, faz muita diferença”.

Participaram da solenidade, os desembargadores Jorge Rachid e Francisca Galiza, os juízes Holídice Barros (presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão), José Nilo Ribeiro Filho e Anderson Cabral (auxiliares da Presidência), a diretora de Recursos Humanos, Milena Vieira de Oliveira, o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson dos Santos e demais membros da Alta Administração, servidores e servidoras do Poder Judiciário.

A iniciativa visa reconhecer publicamente magistrados(as) e servidores(as) pelo mérito das ações desempenhadas no ambiente de trabalho, com o intuito de motivar o comprometimento destes(as) com as metas institucionais.

SOBRE O MERITUS

O programa de reconhecimento é desenvolvido em quatro eixos distintos: reconhecimento público e institucional geral; reconhecimento público e institucional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC; reconhecimento público e institucional por excelência em produtividade e reconhecimento público e institucional por excelência em atividade judicante.

A implementação das ações decorrentes do Programa Meritus é acompanhada e supervisionada pela Comissão de Apuração e Desempenho por Meritocracia (Cadem), com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM).

O evento é promovido pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA), Escola Superior da Magistratura (Esmam) e apoio do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA).

Acesse as fotos no flickr: 

 

Assista a cerimônia no canal do TJMA no YouTube:

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS