Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Novo data center do Judiciário aprimora a segurança da informação e a gestão de dados

O aparato tecnológico atinge os requisitos de segurança e de disponibilidade estabelecidos em normas nacionais e internacionais

09/05/2023
Danielle Limeira

Em cumprimento ao que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº. 370/2021), que tem como meta promover a melhoria da governança, da gestão e da colaboração tecnológica no âmbito do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inaugurou, nesta terça-feira (9/5), um novo data center, instalado no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís (MA). 

O novo data center modular – desenvolvido pela Empresa green4T para gerar maior eficiência energética ao ambiente de Tecnologia de Informação (TI) no Judiciário – abriga informações e sistemas críticos de TI, incorporando infraestrutura de alta disponibilidade imprescindível para a continuidade dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário Maranhão.

Em seu discurso, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, teceu agradecimentos a todas as pessoas envolvidas que viabilizaram a entrega do aparato tecnológico, que, segundo ele, representa uma nova era digital que contribui para a prestação de um serviço moderno e atual no Judiciário maranhense.

“É importante agradecermos diante de tantas conquistas. Eu costumo dizer que a maturidade é a maior de todas as qualidades da alma. Quando nós abandonamos as pequenezas do nosso espírito, as pequenas vaidades, os pequenos vícios, conseguimos construir exatamente o que esperamos de uma instituição como o Poder Judiciário, a eficácia, a eficiência, a responsabilidade e a capacidade de resposta no tempo certo. É isso que vislumbramos hoje com a concretização desse projeto”, afirmou.

Velten também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Informática do TJMA, presidido pelo desembargador Jorge Rachid, e a importância de uma gestão de continuidade com relação à administração do seu antecessor, o desembargador Lourival Serejo (ex-presidente do TJMA).

O desembargador Lourival Serejo registrou a importância do momento, afirmando que “o Tribunal de Justiça atingiu o ideal de administração. Estamos vivendo um momento transindividual. O planejamento estratégico consolidou metas que são estabelecidas por todos os presidentes, então, hoje, a cultura é o Tribunal. Isso é importantíssimo e representa uma grande evolução”.

O data center entregue compreende um aparato tecnológico moderno com sistema de geração e fornecimento de energia elétrica ininterrupta e redundante, climatização apropriada, sistema de detecção e controle de incêndio, monitoração do ambiente através do controle computadorizado de acesso de pessoas e infraestrutura de segurança física 24x7 (vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana). 

O diretor de Informática e Automação, Claudio Henrique Carneiro Sampaio, explicou que o Poder Judiciário, mediante uma política de informatização dos serviços jurisdicionais e administrativos, vem incrementando anualmente os serviços de Tecnologia da Informação, e, com esse incremento, também aumenta-se continuamente a necessidade de garantia de um funcionamento ininterrupto, com segurança.

“Até agora, havia um único ambiente que hospedava os equipamentos corporativos responsáveis pelo Processo Judicial eletrônico (PJe) e pelos principais serviços e sistemas de TI disponibilizados aos jurisdicionados, magistrados e servidores do Tribunal. Com o novo data center, o Tribunal ganha principalmente como medida de contingência de riscos e no aumento de capacidade, garantindo a continuidade dos serviços informatizados essenciais para a justiça estadual”, enfatizou o diretor.

O projeto do novo data center foi iniciado em 2021, com a licitação sendo realizada em fevereiro de 2022, e o contrato assinado em junho de 2022 com a empresa green4T. “Isso demonstra a solidez institucional, onde os projetos estratégicos do Poder Judiciário são continuados sem sobressaltos, mesmo nas mudanças de gestão”, concluiu Cláudio Sampaio.

Também estavam presentes na inauguração o corregedor-geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho; o presidente da Comissão de Informática do TJMA, desembargador Jorge Rachid; o 2º vice-presidente do TJMA, desembargador Marcelino Everton; os desembargadores Lourival Serejo e Gervásio Protásio; o diretor do Fórum de São Luís, juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira; o partner green4T, Hugo Teixeira;  juízes, juízas, servidoras e servidores do Judiciário.

 

Assista ao vídeo produzido pelo green4T:

 

Acesse o álbum no Flickr: 

Inauguração do Novo Data Center do Poder Judiciário

 

 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS