Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove evento em comemoração ao centenário do Arquivo Judiciário do TJMA

A iniciativa visa contribuir com o desenvolvimento das práticas arquivísticas no Estado

22/03/2023
Natasha Olenka

Acontece nesta quinta-feira (23/3) e sexta-feira (24/3) uma programação especial em comemoração ao centenário do Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). O evento será realizado no auditório da Associação Comercial do Maranhão e tem como tema “Centenário do Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão: cem anos promovendo cidadania por meio do acesso à informação”. A abertura oficial acontecerá às 9h.

Além de comemorar os 100 anos de existência do Arquivo Judiciário “Des. Milson de Souza Coutinho” do TJMA, a iniciativa visa congregar as instituições e pessoas que atuam na produção e organização de documentos arquivísticos, a fim de desenvolverem juntos as práticas arquivísticas no Estado do Maranhão.

Participarão do evento nomes do cenário maranhense e nacional, onde serão debatidas as questões em torno da promoção da cidadania, por meio do acesso à informação e o papel do Arquivo Judiciário nesse contexto.

A programação tem como público-alvo servidores(as) públicos das esferas municipal, estadual e federal, pesquisadores(as), discentes, docentes, historiadores(as), arquivistas, advogados(as), bibliotecários(as), magistrados(as), sociedade civil e  profissionais que atuam em arquivos.

Todas as atividades acontecerão na modalidade presencial. No dia 23, serão realizadas mesas redondas com os temas “O Arquivo Judiciário como fonte de informação para pesquisas” e "Governança Arquivística em Instituições Públicas", além de painéis sobre trabalhos de pesquisadores(as) que utilizaram o Arquivo como fonte e relatos de experiências de estagiários(as).

O dia 24 será reservado para uma sessão comemorativa em alusão ao centenário, além de homenagens, palestra, lançamento do Selo do Centenário em parceria com os Correios e visitas guiadas ao Arquivo Judiciário.

Os participantes receberão certificado de 20h ao final do evento.

As inscrições podem ser realizadas AQUI.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4373

 

GALERIA DE FOTOS