Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário e Hemomar promovem campanha de doação de sangue 

O objetivo da ação é despertar a solidariedade junto à população

16/03/2023
Amanda Campos

Salvar vidas. É com esse propósito que o diretor-geral do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Carlos Anderson Ferreira, doa sangue há mais de dez anos. Nesta quinta-feira (16), ele aproveitou a campanha de doação promovida pelo Judiciário e pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), para exercer a sua solidariedade. 

“O TJMA está de parabéns pela organização desta ação. Sou doador regular há mais de dez anos e estar doando aqui, em um evento realizado pela Justiça, me deixa ainda mais realizado, por contribuir com uma ação tão significativa pra salvar vidas”, frisou. 

Foto horizontal colorida mostra o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira, em primeiro plano, deitado. Ao lado dele, está uma funcionária do Hemomar, coletando sangue dele. Atrás estão outras pessoas deitadas durante a coleta de sangue

A ação acontece até às 16h em um ônibus do Hemomar, estacionado em frente à Divisão Médica do TJMA, no Centro Histórico de São Luís, na Praça Dom Pedro II. Nesta sexta (17), o evento será no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), das 9h às 16h.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que a iniciativa representa o compromisso do Judiciário maranhense com a construção de um mundo melhor, mais solidário e humano. “Temos que ter o pensamento que alguém sempre irá precisar de sangue em determinado momento. E se a gente se conscientiza disso, a gente cria esse espírito cívico de doação, de entrega, que faz bem pra gente também. Esta ação evidencia a importância da participação e do esforço de todos na construção de um mundo melhor, mais solidário e mais humano. Enfim, todos nós ganhamos com esta iniciativa”, pontuou.

A diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, destacou a relevância da parceria com a Justiça ao aproximar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão da comunidade, despertando a solidariedade entre as pessoas. “Hoje, o nosso estoque de bolsas de sangue está em estado crítico. A intenção é que, com essas campanhas, a gente consiga estabilizar o estoque e atender às demandas. Então, esta parceria com a Justiça é extremamente relevante porque além dos servidores, conseguimos alcançar toda a comunidade, nos aproximando mais das pessoas”, disse.

A campanha de doação incentiva novas doações voluntárias, o retorno de doadores(as) regulares e a expansão da prática entre os maranhenses nos hemocentros e nas instituições.

TRIAGEM

Quem chega ao local, passa por uma triagem feita pela equipe do Hemomar, na Divisão Médica do TJMA. Após uma entrevista e exames para avaliar se a pessoa está apta a doar sangue, é feita a coleta no ônibus do Hemomar. Em seguida, o doador recebe um lanche.

BEM-ESTAR NO JUDICIÁRIO

Foto colorida horizontal mostra o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, em pé, conversando ao lado da coordenadora de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial do TJMA, Mariany Melo, e a diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão.

A iniciativa faz parte de uma campanha de doação de sangue e medula óssea, promovida pelo Judiciário com o intuito de sensibilizar magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as) e a sociedade em geral sobre a importância da temática.

A ação também integra a programação do projeto Bem-Estar no Judiciário, com vistas a promover qualidade de vida a todos e a todas e estimular a solidariedade. 

A gestão do projeto é realizada pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA através da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e suas divisões.

A coordenadora de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial, Mariany Melo, destacou a relevância da iniciativa para a promoção da qualidade de vida de servidores(as), juízes(as), colaboradores(as) e da sociedade em geral. “Esta ação demonstra uma preocupação da Justiça com a questão social. A doação é um ato de altruísmo, de compromisso com o outro, de empatia. Então, quando a instituição assume este compromisso, de colocar no seu calendário um movimento de coleta e campanha de conscientização, isso contribui com a qualidade de vida de todos”, afirmou.

REQUISITOS

Para doar sangue, é preciso preencher alguns requisitos básicos: estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos; se alimentar bem no dia da doação; pesar no mínimo 50 kg; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes; não ter se exposto à situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue; apresentar documento oficial com foto.

MEDULA 

Interessados(as) em se cadastrar no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, basta entrar em contato pelo telefone: (98) 99232-8496 (Hemomar). 

 

Confira o Álbum de Fotos no Flickr do TJMA

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS