Poder Judiciário/Mídias/Notícias

A importância de escovar os dentes à noite é tema de campanha do TJMA

Fabíola Cordeiro, da Divisão Odontológica do TJMA, explica  porque a escovação noturna é considerada a mais importante de todas 

30/01/2023
Ascom/TJMA

A importância da escovação noturna dos dentes é o tema desta semana da campanha Saúde no Judiciário, do Tribunal de Justiça do Maranhão. Fabíola Cordeiro, da Divisão Odontológica do TJMA, reforça que é recomendado escovar os dentes após cada refeição, mas a escovação noturna é a mais importante de todas. “Por isso, no período noturno, não basta simplesmente escovar os dentes, é preciso caprichar na higiene bucal”, recomenda.

Segundo a odontóloga, nosso organismo tem um ritmo diferente durante a noite, inclusive com redução do fluxo salivar. Quando isso é associado ao acúmulo de placa bacteriana, os prejuízos podem ser grandes.

Ela relata que a saliva exerce diferentes funções, uma delas é manter o equilíbrio do pH da boca, evitando que esse meio líquido fique ácido demais. Tem a função também de “limpar” os dentes de uma forma natural, removendo parte dos resíduos que ficam na boca depois que comemos e, ainda, contém diferentes minerais que ajudam a manter a mineralização do esmalte dentário.

“Durante o sono, ocorre uma redução do fluxo salivar, assim fica mais fácil para as bactérias atacarem os dentes e demais tecidos bucais. Ocorre, também, uma diminuição do pH bucal, criando, assim, um ambiente adequado para proliferação desses micro-organismos”, detalha.

Fabíola Cordeiro conta que as glândulas salivares produzem saliva durante o dia inteiro, mas, à noite, a produção de saliva desacelera, por isso, apesar da recomendação de escovar os dentes sempre depois de comer, a higienização noturna é a mais importante, porque, durante a noite, a boca, de um modo geral, fica mais suscetível para o desenvolvimento de problemas como cárie, inflamações e infecções.

“Como a redução do fluxo salivar é um fenômeno natural do organismo, o que podemos fazer é higienizar muito bem os dentes e as mucosas, para que não restem resíduos alimentares na boca. Considerando que dormimos e passamos, em média, 8 horas com a boca fechada e sem produzir muita saliva, existe um risco maior de desenvolvimento de problemas bucais”, alerta a dentista.

Portanto, de acordo com ela, a higiene bucal noturna deve incluir escovar os dentes, passar o fio dental e limpar a língua com a própria cerda da escova ou com o limpador de língua.

Mais que horário e tempo dedicado à higiene oral, ter uma técnica adequada é imprescindível para garantir uma boa higienização.

“Na hora de fazer a higiene oral noturna, não se deve ter preguiça, apesar de estarmos, às vezes, cansados e já desejando dormir. É fundamental dedicar um tempo para esse cuidado, que deve ser feito com muita atenção”, acrescenta.

POTENCIALIZAR ESCOVAÇÃO

Para potencializar a higiene oral noturna ela diz que é simples. “Essa escovação costuma ser aquela em que nós temos uns minutinhos a mais para nos dedicar, então use cada segundo a seu favor”.

A seguir, dicas da odontóloga para fazer a diferença.

1. Fio dental – O fio dental demanda algum tempo para ser usado corretamente, são apenas dois minutinhos a mais, mas, durante o dia, pode ser complicado ter essa rotina. Por isso, invista no uso do fio dental durante a escovação noturna. Seu uso é fundamental para a limpeza dos dentes, porque sua ação atinge regiões onde a escova não tem acesso.

2. Nada de muito bochecho – Após cada escovação, um pouco do flúor da pasta de dente permanece na boca e junto da saliva, no entanto, se o paciente enxágua a boca várias vezes, esse processo se torna impossível, e todos os resquícios de flúor são retirados. Por isso, após escovar os dentes, não enxágue a boca mais que o necessário.

3. Evite o açúcar à noite – O açúcar é o maior inimigo dos nossos dentes; ele acelera o desenvolvimento de doenças como a cárie. Por isso, diminuir o consumo de alimentos açucarados deve ser a meta de toda pessoa preocupada com a saúde bucal.

4. Nada de escovar os dentes com força – Colocar força na escovação, pensando que isso ajuda a limpar melhor os dentes, resultará apenas em desgaste dental e recessão gengival. Sim, escovar os dentes com força é extremamente prejudicial a sua saúde. Não se esqueça de que essas etapas devem ser cumpridas todos os dias para que você possa manter seus dentes saudáveis.

Procure não negligenciar a escovação noturna, porque sua boca permanecerá inerte por várias horas, e isso favorece muito a ação das bactérias. Para complementar seus cuidados em casa, visite o dentista pelo menos a cada seis meses.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS