Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA discute aprimoramentos no âmbito da tecnologia, informação e comunicação

Na reunião, foram debatidos serviços e soluções digitais inovadoras para impulsionar a evolução tecnológica do Judiciário maranhense

13/10/2022
Mirela Nunes

Com o intuito de fortalecer estratégias sobre projetos e ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do Judiciário maranhense, o Comitê de Governança da Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reuniu-se na última segunda-feira (10/10). O Comitê de Governança da Tecnologia da Informação é um núcleo obrigatório determinado pela Resolução Nº 370/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o sexênio 2021-2026.

Estiveram presentes na ocasião, o desembargador Jorge Rachid, os juízes Márcio Brandão e Ferdinando Serejo, o diretor de informática, Cláudio Sampaio, e demais membros da Diretoria. Na reunião, foi apresentado o plano de trabalho para a evolução de questões como aquisições e contratações, aperfeiçoamento da segurança da informação e gestão de dados, e o aumento da satisfação dos usuários do sistema Judiciário maranhense.

Também foi exposto o Plano de Contratações (PCTIC) para 2023, documento que elenca todos os investimentos e custeios que a Diretoria de Informática realizará no próximo ano. 

No momento, houve a demonstração do plano de transformação digital, que busca promover iniciativas e soluções através de tecnologias digitais que permitam transformar a prestação de serviços à sociedade, alcançando aumento de celeridade, qualidade, produtividade, abrangência, acessibilidade, economia e outros benefícios. 

O comitê analisou os resultados e deliberou sobre as ações futuras. Em relação ao ano anterior, o índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC) do Judiciário maranhense cresceu 5,31%, passando de 69,63 (2021), para 73,33 em 2022. O TJMA é considerado aprimorado no Nível de Maturidade designado pelo CNJ, métrica que tem como objetivo identificar, avaliar e acompanhar a situação da governança, gestão e infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário. 

O diretor de Informática do TJMA, Cláudio Sampaio, ressaltou que na próxima reunião, a Diretoria de Informática apresentará o plano de projetos para 2023, priorizando as metas de acordo com a complexidade e necessidade do TJMA. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS