Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha fala da importância da substituição dos dentes perdidos

Fabíola Leite, da Divisão Odontológica do TJMA, explica que substituição é fundamental para manutenção do equilíbrio das funções oclusais, mastigatórias e estéticas

19/08/2022
Ascom/TJMA

A campanha Saúde Bucal do mês de agosto trata da importância da substituição dos dentes perdidos, tema abordado por Fabíola Leite, da Divisão Odontológica do Tribunal de Justiça do Maranhão. A profissional explica que a substituição é fundamental.

Saúde Bucal é uma campanha criada pelo TJMA, como forma de compartilhar informações e dicas de saúde para a população em geral, não apenas para servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário. A Divisão Odontológica é chefiada pelo odontólogo Rafael Silva Santos.

Fabíola Leite conta que a perda de um ou mais dentes sempre gera consequências que vão além do fator estético. Informa que essas perdas dentárias podem ocorrer ao longo da vida em decorrência de traumas (acidentes), cárie e doença periodontal (processo inflamatório/infeccioso na gengiva e osso de suporte).

“Quando um ou mais dentes estão ausentes, sua substituição é fundamental para manutenção do equilíbrio das funções oclusais, mastigatórias e estéticas”, detalha a odontóloga.

Segundo ela, a ausência de um ou mais dentes prejudica significativamente a capacidade de mastigar e digerir os alimentos, mas, além dessas consequências imediatas ocasionadas pelas perdas dentais, há consequências a médio e longo prazo, caso não se faça a substituição desses dentes perdidos.

Algumas das possíveis consequências apontadas pela odontóloga são: sobrecarga dos outros dentes restantes; perda óssea na região afetada e ao redor de dentes vizinhos, causando também retração da gengiva desses dentes; movimentação dos dentes vizinhos e dos dentes do arco oposto em direção ao espaço vazio deixado; e problemas articulares e dores orofaciais.

“Quanto mais tardiamente for realizada a substituição dos dentes faltantes, maiores as sequelas da ausência dos dentes perdidos, tanto para a região do dente ausente como para os dentes vizinhos e antagonistas. Após muito tempo sem um dente, sua reposição tende a passar de um tratamento relativamente simples para um mais complexo e oneroso”, alerta Fabíola Leite.

Dentre as etapas necessárias adicionais, numa situação assim, estão: correções das posições dos dentes vizinhos e antagonistas com aparelhos ortodônticos; cirurgias de enxerto ósseo ou gengival na área desdentada; desgastes nos dentes vizinhos ou antagonistas para compensar suas alterações de posição, em alguns casos até precisando da remoção da polpa (tratamento de canal), para permitir os desgastes necessários.

“Perder um dente afeta a saúde bucal, a eficiência mastigatória, a fala, a articulação temporomandibular e a autoestima. Por isso, é tão importante manter uma boa rotina preventiva, com bons hábitos de higiene e consultas odontológicas periódicas. As consequências da perda de dentes são sérias e, portanto, todo cuidado é necessário para evitar essa condição e buscar tratamentos é indispensável”, conclui a odontóloga.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS