Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA sedia Ateliê de Justiça Antidiscriminação

O evento está sendo realizado nas dependências do Toada Lab

02/08/2022
Mirela Nunes

Teve início no Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Toada Lab, nessa segunda-feira (1/8), o Ateliê de Justiça Antidiscriminação. O laboratório fica localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, no 4º Andar.

O Ateliê Temático faz parte do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Jurisdição Inovadora – para além de 2030, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CFJ).

O curso tem como objetivo desenvolver e aprimorar a capacidade de exercer uma jurisdição inovadora e conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU na magistratura e nos serventuários do Poder Judiciário.

O Toada Lab foi um dos dez laboratórios de inovação escolhidos para recepcionar um dos Ateliês, que têm como discentes magistrados(as) e servidores(as) dos segmentos da Justiça Federal, Estadual, do Trabalho, Eleitoral e Militar.

A programação, que terminará quarta-feira (3/8), foi preparada a fim de tornar o momento de aprendizado, também uma oportunidade para os participantes conhecerem mais do Poder Judiciário maranhense e da cidade de São Luís.

O coordenador do Toada Lab, juiz Ferdinando Serejo, ressaltou que o ambiente é o local ideal para esse tipo de atividade. “O Laboratório de Inovação é um espaço essencialmente inclusivo, multidisciplinar e horizontal”, acentuou o coordenador sobre a realização do Ateliê, que tem como objetivo central concretizar contribuições inovadoras e eficazes na luta antidiscriminatória.

Sobre as ações antidiscriminatórias desenvolvidas pelo TJMA, o coordenador do Comitê de Diversidade, juiz Marco Adriano Fonsêca, destacou o Ateliê como um momento que se reconhece a atuação do Toada Lab e do Comitê no desenvolvimento de uma política antidiscriminatória institucional. “No final da programação, pretende-se apresentar um protótipo de uma solução, que pode ser replicada em outras unidades da Federação”, disse o juiz.

O Toada Lab é um órgão do Judiciário maranhense que tem como objetivo buscar soluções de desafios nas atividades exercidas no âmbito do Poder Judiciário, por meio da utilização de técnicas de inovação em governo.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

GALERIA DE FOTOS