Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove rodas de conversa sobre a Mulher Negra

A programação é referente ao marco internacional da luta e da resistência da mulher negra

06/07/2022
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê da Diversidade e da Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF), realizará, durante o mês de julho, rodas de conversa em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra – comemorados no dia 25 deste mês.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (8), o Comitê de Diversidade e a UMF darão início à programação em uma roda de conversa com meninas em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Juventude Florescer, com a presença da professora e escritora Luanda Martins.

Em continuidade a programação, sexta-feira (15), acontecerá a roda de conversa na Unidade Feminina de Pedrinhas, com a participação da advogada Luanna Lago.

No encerramento, o Comitê de Diversidade do Poder Judiciário maranhense visitará a Comarca de Guimarães, para conhecer e registrar os locais que fizeram parte da vida e história da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, ícone cultural, educacional e antiescravista.

SOBRE A DATA

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. É um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.

No mesmo dia, anualmente no Brasil, é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Mulher negra, estrategista militar e dirigente política, Tereza de Benguela marcou a história do Brasil no século XVIII à frente do Quilombo de Quariterê, localizado no território que hoje corresponde ao Vale do Guaporé, no Estado do Mato Grosso.
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS