Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Tribunal de Justiça recebe estudantes do curso de Direito

22/06/2022
Orquídea Santos

Estudantes do 4º período do curso de Direito do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB), da disciplina “Organização do Estado e dos Poderes”, visitaram nesta quarta-feira (22),  o Tribunal de Justiça do Maranhão e conheceram sua estrutura e seu funcionamento. Eles foram recebidos pelo diretor Judiciário do TJMA, Laercio Leão Amaral e pelo colaborador Caio Fernando Costa.

Para o diretor Judiciário, é importante essa visita porque traz para os estudantes a expectativa, a esperança no exercício da operação do direito mas, sobretudo, no pilar desta gestão de uma Justiça de proximidade. “O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, tem batido muito nessa tecla. Nós precisamos, como Poder Judiciário, estarmos mais próximos da sociedade e nada melhor daqueles que trarão o compromisso de lutar por Justiça que é tudo que a sociedade espera de um Poder Judiciário”, explica Laercio Leão Amaral.

Já a professora do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB) e servidora do TJMA, Teresa Sales, disse que essa visita é muito importante porque aproxima estudantes, operadores do direito que estão começando a carreira, a entender como funciona julgamento de processos, quem são os desembargadores. “O Tribunal abriu as portas para que eles conhecessem, que tivessem essa familiaridade e começarem a entender como funciona a dinâmica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)”, comentou.

Inicialmente, os estudantes conheceram a Sala das Sessões Plenárias onde estava sendo realizada a Sessão Jurisdicional – presidida pelo 2º vice-presidente, desembargador Marcelino Everton  - e acompanharam julgamentos de desembargadores e desembargadoras. Em seguida os universitários conheceram as dependências do prédio-sede, salas das Câmaras Cíveis e Criminais isoladas, Galeria dos ex-presidentes e Pleninho.

A aluna Marcela Moreira achou a visita muito proveitosa “Consegui aprender um pouco mais sobre o Judiciário, olhar instiga nossa curiosidade, esperança, expectativa. É diferente você estudar na teoria e ver na prática, conecta mais o direito na realidade”, ressaltou.

O estudante Celso Gonçalves de Jesus considerou a visita uma oportunidade que foi concedida muito válida, para quem está descobrindo o direito, a harmonia entre os poderes, e ver que as formalidades não afastam como a maioria das pessoas podem imaginar. “O direito não afasta a sociedade, pelo contrário, achei algo muito inclusivo, ambiente muito acolhedor. Os profissionais que trabalham têm o compromisso de fazer um atendimento ao público com dedicação, há essa forma explícita de mostrar isso. Que o interesse é realmente de servir ao público com Justiça e fiquei muito feliz em conhecer os setores, a forma administrativa da instituição e, com certeza, me senti muito mais à vontade para voltar várias vezes para cá”, concluiu.

Ao final da visita, os estudantes e professora tiraram foto na escadaria do prédio-sede.

AGENDAMENTO

As coordenações de instituições de ensino superior, que desejarem agendar a visita de estudantes ao Tribunal de Justiça do Maranhão, devem entrar em contato com o setor da Diretoria Judiciária, pelo e-mail: dirjudiciaria@tjma.jus.br .

Veja mais fotos no flickr:

Visita dos universitários ao TJMA

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373


 

GALERIA DE FOTOS