Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Servidores e servidoras concluem curso sobre governança no setor público

O curso proporcionou o desenvolvimento de competências para o exercício da boa governança

16/05/2022
Danielle Limeira

Entre os dias 9 e 13 de maio, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu o curso “Implementando a Governança do Setor Público”, voltado ao público interno do Poder Judiciário. Ao todo, participaram 30 servidores e servidoras que compõem a alta administração e atuam nas áreas de gestão estratégica, gestão de risco e auditoria interna. 

O curso - oferecido na modalidade on-line pela empresa 3R Capacita - foi ministrado pelo especialista em gestão de riscos e controles internos e auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Jetro Coutinho.

A diretora de Auditoria Interna, Jurema Santos, explica que o curso foi planejado para atender a necessidade de capacitação de gestores e gestoras em práticas de Governança,  um dos eixos temáticos da gestão do biênio 2022/2024 do Tribunal de Justiça, que compreendem os princípios da Governança, Resolutividade, Integridade e Transparência.

“Esperamos com esse curso que a gestão obtenha conhecimento dos mecanismos de governança (liderança, estratégia e controle) e das práticas necessárias para sua implementação, para que juntos possamos adentrar neste universo e agregar valor à nossa organização, melhorando as atividades internas e, como consequência, a prestação jurisdicional”, esclareceu Jurema Santos.

A servidora Vanessa Gomes considerou o curso de extrema importância para acrescentar valor a todas as áreas do Tribunal que são alcançadas pela governança. “O professor Jetro Coutinho é muito competente, cheio de bagagem e muito generoso ao compartilhar suas experiências e tirar nossas dúvidas. O conhecimento e as informações que ele nos passou vai nos ajudar muito nas nossas práticas em nossas unidades, para implantarmos a Governança na instituição”, frisou.

O curso, que tem caráter estritamente educacional e acadêmico, é baseado exclusivamente em referenciais, padrões, informações, normas e documentos tornados públicos pelos órgãos, entidades e autores a que se referem, que foram sistematizados e compilados pelo professor Jetro Coutinho. 

Com 20 horas de duração, o curso proporcionou aos participantes o desenvolvimento de habilidades para nivelar competências necessárias à atuação eficiente na Governança interna das organizações, além de agregar conhecimentos teórico e conceitual sobre a aprimoração em uma boa Governança. 
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS