Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha alerta sobre sinais para identificar abuso sexual de crianças

09/05/2022
Ascom/TJMA

“Eu estou atento aos sinais”. Com essa frase de alerta, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inicia campanha de sensibilização e mobilização no combate a violência sexual infantil, em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, em 18 de maio.

A campanha de 2022 – organizada pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) –  visa alertar aos sinais que podem ser indícios de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, com a divulgação nas mídias sociais do Tribunal (@tjmaoficial) e disponibilização de material para download, além de sinalizar o canal “Disque 100” para a denúncia. 

De acordo com os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), de julho de 2020 a dezembro de 2021, foram recebidas 121.700 denúncias de violações de direitos humanos que envolvem vítimas entre 0 e 19 anos. Os dados foram extraídos dos serviços do Disque 100 e do Ligue 180.

Segundo informações da CIJ,  o desenvolvimento do tema  “Eu estou atento aos sinais” compreende colocar a sociedade, a família, o Estado e o indivíduo como responsáveis pela proteção integral, assegurada às crianças e adolescentes e os meios para viverem sem violência (artigo 227 da Constituição Federal). 

O pronome “Eu” no início da frase foi propositalmente escolhido com o objetivo de todos os cidadãos e cidadãs perceberem-se como responsáveis e, portanto, incluírem-se como agentes nessa garantia de direitos.

A partir desta terça-feira (10), será disponibilizado para DOWNLOAD o material completo da Campanha Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes - Eu estou atento aos sinais no Portal do Judiciário, na aba Mídia - Campanhas.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

 

GALERIA DE FOTOS