Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Lourival Serejo inaugura a reforma do Arquivo do TJMA

29/04/2022
Danielle Limeira

Nessa quinta-feira (28), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, inaugurou a reforma do Arquivo Histórico do Tribunal, com a entrega de galpão pré-fabricado na Unidade Administrativa do TJMA (Anexo V), na rua dos Viveiros, nº 257, Bairro Alemanha, em São Luís (MA).

Desembargador Lourival Serejo destacou a importância do aperfeiçoamento da área do Arquivo do Tribunal, para a correta e eficiente gestão dos documentos, preservação da memória e acesso aos cidadãos e cidadãs maranhenses.

Uma das metas prioritárias da gestão do presidente Lourival Serejo é a preservação da memória histórica do Tribunal maranhense. “A reengenharia das administrações dos Tribunais reconheceu a necessidade de considerar os arquivos como prioridade, pelo valor que encerram e por serem um componente da qualidade das novas gestões”, afirma o presidente.

A reforma permitiu a reestruturação completa do Arquivo, com a readequação das sete reservas técnicas, área administrativa (com modernas salas de trabalho e atendimento) e a implantação de uma sala de pesquisa para atendimento a pesquisadores. “A reforma era sonho antigo de todos os servidores e acompanhou um conjunto de investimentos em infraestrutura”, explicou Christofferson Melo, chefe da Divisão de Acervo Histórico do TJMA.

O Arquivo está 100% climatizado e, na área do acervo histórico, realiza o controle de temperatura e umidade do ambiente para minimizar os impactos do processo natural de deterioração do acervo.

Segundo informações fornecidas pelo Arquivo, em 2019, o Tribunal reformou a reserva técnica do Arquivo Histórico e inaugurou o Laboratório de Conservação de Papéis e o Laboratório de Digitalização, com um scanner planetário.

Na atual gestão, por determinação do presidente Lourival Serejo, foram adquiridos dois scanners planetários novos, de alta resolução, o que permitiu avançar no trabalho de digitalização do acervo histórico da Corte, que chegou a mais de 2.000.000 (dois milhões) de imagens.

SOBRE A CONSTRUÇÃO

De acordo com os dados da Diretoria de Engenharia, com a construção do sétimo galpão, a capacidade de armazenamento foi ampliada em 240,00m², totalizando uma área de 2.2463,22m², visando atender a capacidade de armazenamento, garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais deste Tribunal, promovendo instalações adequadas aos magistrados, servidores/servidoras e usuários e, consequentemente, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.
Os desembargadores Raimundo Bogéa e Gervásio dos Santos e o juiz Angelo Santos prestigiaram a solenidade de inauguração.

Veja o álbum completo da inauguração no flickr:

Entrega de Reforma Arquivo TJMA

 

GALERIA DE FOTOS