Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conheça os projetos finalistas do primeiro Hackathon TJMA

O resultado foi divulgado durante live de encerramento no dia 19 de abril  

22/04/2022
Danielle Limeira

Com o desafio “Como melhorar o acesso à Justiça do cidadão e da cidadã maranhense?”, o primeiro Hackathon do Tribunal de Justiça do Maranhão finalizou com a apresentação de três projetos vencedores, em live de encerramento que aconteceu no dia 19 de abril, pelo Youtube do TJMA e Judiciário Exponencial. A maratona de inovação aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de abril.

A live de encerramento teve a mediação do CEO do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli e a participação do coordenador do Laboratório de Inovação Toada Lab, juiz Ferdinando Serejo; da secretária de inovação do Toada Lab, Luanda Santos e da facilitadora Olivia Boretti.

O evento - realizado 100% online, com a utilização da  plataforma de Desafios e Experiências Exponenciais do Judiciário Exponencial (DEX2) e Discord - foi coordenado pelo Laboratório de Inovação do TJMA, Toada Lab, e organizado pela empresa de inovação Judiciário Exponencial. 

Em live, o juiz Ferdinando Serejo afirmou que a experiência do Hackathon do TJMA foi de extrema relevância ao Tribunal de Justiça, uma vez que foi uma jornada construída a muitas mãos, com resultados excelentes e viáveis ao Judiciário maranhense. Ele ressaltou que todos os 15 projetos, em análise posterior, poderão ser utilizados e aplicados no Poder Judiciário do Maranhão.

“Para o Tribunal de Justiça foi excelente para tornar o Judiciário mais transparente, mais humano e mais integrado à sociedade. Muita gente conseguiu ver o Tribunal de outro ângulo. Essa interação entre os servidores e a sociedade foi extremamente benéfica para todos. Os servidores ficaram impressionados com as visões diferentes do Judiciário pelos vários segmentos da sociedade e a sociedade, por meio das equipes, ficou admirada com a garra, com a vontade e com os vários aspectos e detalhes do Judiciário que não faziam ideia”, revelou o magistrado.

PRIMEIRO LUGAR

O primeiro lugar ficou para o Time Foxy, que apresentou um sistema capaz de facilitar o acesso às informações processuais em andamento, sem a necessidade de deslocamento ao fórum da comarca, o sistema SAJUS. A equipe é formada pelos seguintes integrantes: Cárita (desenvolvedora Front-End); Christian (desenvolvedora full stack); Lívia (área jurídica); Maira (marketing) e Marina (Business).

O sistema funciona por meio de uma plataforma responsiva. Na plataforma, o jurisdicionado pode consultar seu processo de forma fácil e intuitiva, com uma linguagem simplificada para melhor compreensão do status do processo ou detalhes da movimentação processual. 

O SAJUS conta com totens de consultas instalados em locais estratégicos para trazer acesso a pessoas que não possuem conexão à internet ou dispositivos para acessar a plataforma. 

O sistema também possui um token que disponibilizará as mesmas funcionalidades da aplicação web e a possibilidade de cadastrar um celular para receber alertas, sobre as movimentações do processo, via SMS e whatsapp. Além da utilização de um bot para whatsapp para consultas instantâneas.
 
SEGUNDO LUGAR

Fazer com que as sentenças judiciais fiquem mais fáceis de entender para a população maranhense que não tem domínio técnico na disciplina judiciária ou que não tem acesso a internet estável foi a missão apresentada pela equipe New Hackers. 

A equipe, formada por Ana Priscilla (servidora pública do TJMA); Jonas Alves (desenvolvedor Front-End); Jonas Henrique (desenvolvedor Back-End); Laís Lopes (Digital Business e Marketing) e Victor Hugo (Product-Owner), apresentou uma plataforma digital que promove a facilidade do entendimento das sentenças públicas do Estado do Maranhão. 

A equipe explicou que a plataforma vai disponibilizar todas as sentenças públicas do Maranhão, e qualquer cidadão maranhense poderá procurar os processos ligados ao seu CPF. Esse cidadão vai ter a listagem de todos os processos que tem sentença definida até o momento atual. Dentro dos processos o indivíduo vai poder ver a sentença resumida visualmente, além de poder ouvir, baixar, imprimir e enviar essa sentença.

TERCEIRO LUGAR

O terceiro lugar ficou para a equipe DisJusptivo, com a criação de um módulo de conversão de peças em linguagem jurídica para linguagem informal, que poderá ser vinculado a sistemas da Justiça já utilizados pelo Judiciário. O módulo facilitará a compreensão da situação processual, ao possibilitar converter documentos processuais (como mandados de citação e intimação), com layout simples, objetivo e linguagem mais informal, visando facilitar a compreensão das informações contidas no documento oficial.

A equipe Disjuptivo é formada por Juliana Souza (Business), Elaine Winther (área jurídica), Andrea Colins (servidora pública do TJMA), Eduardo Carneiro (UX Design) e Alysson Donaiski (Business).

PRÊMIOS

Para o primeiro lugar, a equipe vencedora ganhará um notebook por participante (máximo de cinco pessoas); uma assinatura anual do JEx Play - o maior hub de conteúdos do sistema de Justiça (https://jexplay.com.br/) - para cada um e um kit de livros do Judiciário Exponencial. Para o segundo lugar, os integrantes receberão uma assinatura anual do JEx Play para cada um e um kit de livros do Judiciário Exponencial e o terceiro lugar uma assinatura anual do JEx Play para cada.
 

Quer assistir às apresentações dos pitches dos projetos finalistas? Assista à Live de Encerramento, abaixo:
 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS