Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA reúne gestores para avaliação do cumprimento das ações estratégicas

Participaram da reunião líderes e gestores de 43 projetos estratégicos do plano de gestão para o sexênio 2021-2026

31/03/2022
Ascom TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou a primeira Reunião de Avaliação de Estratégia (RAE) do ano de 2022, para monitoramento e avaliação do plano de gestão para o sexênio 2021-2026, que tem como maior objetivo tornar o TJMA o tribunal de médio porte mais produtivo, considerando o resultado do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus). Participaram da reunião líderes e gestores de 43 projetos estratégicos, elaborados a partir de 23 indicadores e metas dos macrodesafios do CNJ, que deram origem a outros 68 indicadores gerados internamente. 

Na abertura dos trabalhos, que ocorreram no dia 28 de março (segunda-feira), no Auditório da Associação dos Magistrados (AMMA), o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, considerou o encontro uma oportunidade de avaliar o andamento do plano de gestão e tratar da implementação de suas ações e etapas, ressaltando que é uma atividade que exige monitoramento constante, devido à dinâmica e as conexões de cada área do Judiciário. Para o magistrado, os avanços efetivados até o momento refletem a capacidade de liderança e gestão da equipe envolvida.

Na oportunidade, o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito do TJMA para o biênio 2022 – 2023, desembargador Paulo Velten, agradeceu aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras que atuam como coordenadores de macrodesafios, enaltecendo o trabalho da equipe responsável pelas ações e etapas do planejamento.

Também participaram da reunião, os juízes auxiliares Francisco Soares Reis Júnior (coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA) e Nilo Ribeiro Filho (coordenador do Planejamento Estratégico da Corregedoria Geral da Justiça).

I RAE 2022 - 2

Desembargador Paulo Velten (corregedor-geral da Justiça) enalteceu o trabalho da equipe gestora (Foto: Ribamar Pinheiro)

METAS AUDACIOSAS 

Ao iniciar as atividades de avaliação, Francisco Soares Reis Júnior explicou o panorama geral dos indicadores, apresentando as metas audaciosas e macrodesafios estabelecidos no planejamento, entre os quais está a conquista do selo “Diamante” no Prêmio CNJ de Qualidade até o término de 2026, nos eixos “Governança”, “Produtividade”, Transparência, e “Dados e Tecnologia”.

Em seguida, por meio de metodologia delineada pela Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM), os líderes apresentaram e avaliaram o desenvolvimento e execução dos Projetos Estratégicos - que consistem em programas e ações visando imediato ajuste do ambiente interno do Tribunal (produtividade, inovação, governança, valorização das pessoas e execução fiscal) e externo, com aprimoramento do sucesso de pilares como transparência, comunicação, acessibilidade e conciliações.

Foram detalhados pelos gestores os indicadores e metas dos macrodesafios relacionados à Garantia dos Direitos Fundamentais, Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade, Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional, Enfrentamento à Corrupção, à Improbidade Administrativas e aos Ilícitos Eleitorais, Consolidação dos Sistemas de Precedentes Obrigatórios, Promoção da Sustentabilidade, Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal, Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária, Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas, Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira e Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados.

O Planejamento Estratégico no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Maranhão para o sexênio 2021-2026 foi instituído pela Resolução GP Nº 44/2021. A RAE funciona como instrumento do colegiado de planejamento e gestão estratégica, na apresentação do panorama inicial da execução do Plano de Gestão, demonstração de resultados e delineamento de medidas com o objetivo de melhorar o alcance do planejado; além da verificação do panorama geral dos indicadores.

VISITE A PÁGINA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO TJMA

ENTREVISTA

Em entrevista à Agência de Notícias do TJMA, o juiz Francisco Soares Reis Júnior, auxiliar da presidência e coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, explica sobre os pilares que sustentam o novo plano de gestão do Judiciário e fala sobre a visão de futuro da terceira Corte mais antiga do país.

I RAE 2022 - 3

Juiz Francisco Soares Reis Júnior (Foto: Ribamar Pinheiro)

ASSCOM TJMA - Recentemente foi realizada a I Reunião de Análise da Estratégia (RAE - 2022), com objetivo de sintetizar e comunicar resultados do planejamento estratégico do TJMA, previsto para um horizonte de 6 anos (2021-2026). Que resultados já podem ser mensurados e qual o impacto no desempenho do Judiciário, considerando a prestação jurisdicional, modernização e políticas públicas?

Francisco Soares - O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Maranhão apresenta os seguintes pilares: Sociedade, Processos e Estrutura, Fiscal e Aprendizado e Crescimento. Já podemos mensurar incremento nos indicadores Índice de Transparência (alcance de 91,3%, meta dimensionada para ser atingida em 2023), Índice de Realização de Audiências nos CEJUSCs, Índice de Capacitação de Servidores e no Índice de Execução de Dotações para Despesas Discricionárias (relaciona-se com o grau de acerto da administração nas priorizações feitas pela administração por ocasião da elaboração da proposta orçamentária), bem como redução na Taxa de Congestionamento Líquida (mais processos baixados) e no Índice de Prescrição (menos processos extintos por prescrição).

ASSCOM TJMA - O atual modelo de governança estabelecido pelo Tribunal é bastante focado em metas e resultados que trazem benefícios à sociedade, tanto do ponto de vista da transparência como do acesso à Justiça. Dentre as opções estratégicas estipuladas, quais as que mais se destacam?

Francisco Soares - No pilar Sociedade, o plano estratégico do TJMA criou ações bem sensíveis para a população, a saber: 1) Aperfeiçoar políticas e práticas de Diversidade e Inclusão; 2) Ampliar o acesso da sociedade à justiça estadual, por meio do incremento de meios alternativos (ferramentas, plataformas, centrais de videoconferência) de solução de demandas, com a ampliação de atuação dos Centros Judiciais de Solução de Conflitos (CEJUSC’s) e utilização do Selo Município Amigo da Justiça, já com várias parcerias firmadas.

ASSCOM TJMA  -  O TJMA evoluiu consideravelmente nos últimos 10 anos, mas ainda há desafios. O que esperar do judiciário do futuro?

Francisco Soares - O TJMA está preparado para o futuro. Com uma missão de promover a efetividade da justiça servindo à sociedade na solução de conflitos, contribuindo para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, a partir da visão institucional de ser reconhecido nacionalmente pela prestação jurisdicional de qualidade decorrente de práticas modernas e inovadoras de gestão, o TJMA se apresenta como uma Corte rejuvenescida, aberta à disrupção produtiva, ao saber colaborativo e à promoção de uma justiça ética e humanizada.

VEJA O ÁLBUM COMPLETO DA I RAE 2022

Reunião de Avaliação da Estratégia TJMA-2022

 

RAE 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS