Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha Consumo Consciente incentiva uso racional de energia elétrica

Faça download do material da campanha no Portal do Judiciário

08/02/2022
Danielle Limeira

“Não Desperdice Energia. Você vai precisar amanhã!”. Com esse tema, a campanha permanente “Consumo Consciente”  – promovida pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)  – reforça a importância do uso racional da energia elétrica, tendo em vista a crise climática e consequente crise hídrica pela qual passa o país.

Lançada no dia 25 de outubro de 2021, a Campanha Consumo Consciente desenvolve trabalho de ampla divulgação e conscientização para promover a cultura do consumo consciente de Indicadores de Desempenho Sustentável, monitorados pelo Plano de Logística Sustentável (PLS). 

O projeto, com anuência do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo e participação do corregedor-geral de Justiça, desembargador Paulo Velten, é integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que constituem a Agenda 2030 das Nações Unidas. O Núcleo Socioambiental é presidido pelo desembargador Jorge Rachid.

A Campanha Consumo Consciente está de acordo com a Meta 20 de Gestão da Presidência do TJMA que visa "fortalecer a política de sustentabilidade com ações visando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030".

O desembargador Rachid ressalta que o Poder Judiciário tem o compromisso com a sustentabilidade e consumo consciente dos recursos naturais e bens públicos. "Precisamos do apoio e colaboração de cada magistrado, magistrada, servidor, servidora e todos do quadro funcional do Judiciário para sermos uma instituição responsável e inclusiva para o desenvolvimento sustentável", frisa.

MATERIAL PARA DOWNLOAD

A Campanha disponibiliza material para download com orientações e dicas sobre consumo consciente, baseadas em nove indicadores mínimos, publicados no Portal do Judiciário (www.tjma.jus.br), na aba Mídias – Campanhas Permanentes, com postagens nas redes sociais oficiais do Judiciário maranhense. Os temas abordados são sobre os indicadores mínimos: energia elétrica, água e esgoto, papel, impressão, gestão de resíduos, telefonia, qualidade de vida, capacitação em sustentabilidade e o estímulo à equidade e a diversidade.

A programação da campanha Consumo Consciente conta também com visitas itinerantes programadas às comarcas do interior do Estado, com o objetivo de realizar capacitação dos gestores e gestoras em relação à responsabilidade socioambiental e apresentação de metas para as unidades. As visitas técnicas também contarão com a participação da Consultoria Falconi, que presta serviço de consultoria em gestão administrativa ao TJMA. 

A Campanha Consumo Consciente conta com o apoio do Laboratório de Inovação (ToadaLab) e Comunicação Social do TJMA.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS