Poder Judiciário/Mídias/Notícias

UMF visita Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís

Objetivo foi apresentar a estagiários e estagiárias da UMF a estrutura, o funcionamento e as frentes de trabalho realizadas pelas internas da UPFem

25/01/2022
Ascom/TJMA

A Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Maranhão do Tribunal de Justiça do Maranhão (UMF/TJMA), coordenada pelo desembargador Marcelo Carvalho Silva, realizou visita, na sexta-feira passada (21), à Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFem).

A visita foi realizada pela coordenadora Executiva da UMF, Thaís Muniz, acompanhada pela chefe da Divisão de Assistência Jurídica, Luciana Braga, pela chefe do Programa Começar de Novo, Perla Rocha, e por um grupo de sete estagiários e estagiárias que estão à disposição da UMF, com o objetivo de os acadêmicos e acadêmicas conhecerem a estrutura, o funcionamento e as frentes de trabalho realizadas pelas internas da UPFem.

UMF visita UPFEM 2

A equipe da UMF foi recebida pela diretora administrativa Flaviana e pela diretora de Segurança e Disciplina, Priscila Leal, e percorreu os principais setores do presídio feminino, tais como berçário, biblioteca, parlatório, sala de videoconferência, atendimento médico, odontológico, psicossocial, enfermaria, cela de observação, triagem, bem como a ala das presas provisórias.

O setor que mais chamou a atenção dos acadêmicos e acadêmicas de direito foi o relacionado aos trabalhos desenvolvidos pelas reeducandas. Visitaram as salas do projeto Digitalizar Já (convênio do Tribunal de Justiça com a SEAP para a digitalização de processos pelas internas da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina); a malharia que, atualmente, tem o trabalho direcionado para confecção de uniformes escolares da rede estadual de ensino, além de confeccionar os uniformes dos internos e internas do sistema prisional; e a padaria, que produz mais de 20 mil pães por dia para abastecer o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. No momento da visita, a Cooperativa Cuxá estava com as atividades suspensas.

UMF visita UPFEM 3

Para a estagiária Cleudilene Barros, “foi um momento de muita aprendizagem, onde pudemos presenciar o quanto é importante e valioso o trabalho da SEAP e de toda a equipe da UPFem, que realizam com muito critério e dedicação uma excelente gestão da unidade. Ao visitarmos a unidade pudemos presenciar o quanto é importante que a sociedade conheça e reconheça o trabalho desenvolvido pelas agentes penitenciárias e pelas internas da UPFEM. Quando estamos do lado de fora, não percebemos o quanto é grande a extensão de várias medidas adotadas pelas agentes para promover a ressocialização das apenadas. Não se trata apenas de abrir e fechar celas; a unidade transcende a essa prática. Trata-se de um trabalho de humanização de muita responsabilidade e compromisso que precisa ser divulgado para a sociedade”.

UMF visita UPFEM 4

A coordenadora Executiva da UMF, Thaís Muniz, enfatizou que “foi muito gratificante apresentar a realidade prisional in loco aos nossos estagiários, que têm o sonho de seguir na carreira criminal, aprendendo, através da Unidade de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do Tribunal de Justiça, a prática processual e, principalmente, o tratamento humanitário que deve ser atribuído a todos os envolvidos”. 

                                                                                                            Agência TJMA de Notícias
                                                                                                                     asscom@tjma.jus.br
                                                                                                                              (98)3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS