Poder Judiciário/Mídias/Notícias

E-book de Concurso Literário do TJMA contém poemas, contos e crônicas

22/12/2021
Paulo Lafene

O livro eletrônico (e-book) do I Concurso Literário “Maria Firmana dos Reis” Antologia de Textos Premiados: Poemas – Contos – Crônicas, realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, está disponível a todos, contendo os textos selecionados dos 18 finalistas que participaram do certame. 

O e-book foi lançado neste mês de dezembro pelo presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER), desembargador Cleones Cunha, e é uma parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e Academia Maranhense de Letras (AML).

O Concurso Literário foi em homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira romancista negra do Brasil e também professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do país.

Nascida em São Luís/MA, em 11 de março de 1822 – data que hoje é considerada o Dia da Mulher Maranhense, em sua homenagem –, a escritora é autora da obra “Úrsula” (1859), primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina e primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa.

Com 111 páginas, o e-book conta com apresentação do desembargador Cleones Cunha e prefácio da advogada Maria Firmina dos Reis, ligada à família da escritora Maria Firmina e que ganhou esse nome em homenagem feita por seu pai, o escritor e historiador José Ribamar Sousa do Reis, um apaixonado pela cultura popular maranhense.

O sumário do e-book é dividido por ordem de autores. No começo, os textos dos três primeiros colocados de cada uma das categorias de poemas, contos e crônicas. Em seguida são apresentados os trabalhos dos autores adultos, também nas três categorias.

Ao final do livro, o leitor poderá conhecer um pouco sobre o perfil de cada um dos autores citados e sobre os membros da comissão julgadora do concurso.

Acesse e leia o e-book do I Concurso Literário “Maria Firmana dos Reis” Antologia de Textos Premiados: Poemas – Contos – Crônicas

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS