Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nucode colhe sugestões sobre política de combate à desinformação

DIREITO À INFORMAÇÃO

02/12/2021
Helena Barbosa

Magistrados e magistradas, servidores e servidoras da ativa, inativos e terceirizados são convidados a contribuir com as ações do Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal de Justiça (Nucode), criado para desenvolver políticas contra a disseminação de notícias fraudulentas e desconfiguradas no Poder Judiciário do Maranhão.

O convite está sendo feito pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, em Ofício Circular enviado pelo sistema Digidoc, encaminhado a todas as chefias. No documento, o desembargador solicita a todos o empenho em responder ao questionário de pesquisa dirigido ao público interno, disponível no link: https://forms.gle/Ya8mByhgpC9XDUBKA.

A consulta foi proposta pelos membros do Nucode à presidência do TJMA, para saber sobre o hábito de consumo de mídia e possibilitar a participação de todos no projeto, por meio da coleta de sugestões ao desenvolvimento do projeto institucional “Infovip”, que contém as ações a serem implementadas a curto, médio e longo prazo, pelo Núcleo. 

Na mensagem, o presidente ressalta a importância da troca de ideias em torno da causa do combate à desinformação. “É importante estabelecer um diálogo institucional, razão pela qual desejamos receber sugestões sobre assuntos relacionados à desinformação na conjuntura do Poder Judiciário maranhense”, diz o presidente na mensagem dirigida ao pessoal do Judiciário.

A próxima ação do Nucode será a disponibilização de uma área própria no menu “Orgãos”, acessível pela página principal do Portal do Poder Judiciário, onde serão colocadas todas as informações sobre as atividades desenvolvidas do Núcleo.

NUCODE

O Nucode foi instituído pela Resolução 55/2021, com o objetivo de identificar e enfrentar a divulgação de fatos e/ou notícias desconfiguradas que afetem a imagem e a credibilidade do Poder Judiciário, zelando pela divulgação das ações que a Justiça maranhense tem realizado no seu âmbito administrativo.

Por meio dos atos 40/2021, revogado pelo Ato GP-49/2021, foram indicados os membros do núcleo: juízes Paulo Brasil Menezes, coordenador e Anderson Sobral de Azevedo, suplente; Mariana Clementino Brandão (Diretoria Geral  TJMA); Paulo Rocha (Diretoria de Informática e Automação); Antonio Carlos de Oliveira (ASSCOM-TJMA); Isabela Silva e Silva (ASSCOM-CGJMA); Fábio Chaves Martins (Telejudiciário/Ouvidoria); e os suplentes Danielle Rocha Limeira (ASSCOM-TJMA) e Maria Helena Barbosa (ASSCOM-CGJMA). 

O Nucode está acessível, ainda, pelo e-mail nucode@tjma.jus.br e pelo Telejudiciário – 0800-707-1581 (ligação gratuita de telefone fixo), para contato com seus membros ou mais informações sobre o projeto Infovip.

Comunicação Social
Poder Judiciário do Maranhão
asscom@tjma.jus.br / asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS