Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante em Bacuri registra mais de 360 atendimentos

As sessões realizadas alcançaram um índice de 50% de acordos entre as partes

13/10/2021
Amanda Campos

Cidadãos e cidadãs da comarca de Bacuri e região conseguiram solucionar os mais diversos tipos de conflitos, de forma rápida, simples e pacífica, durante a segunda edição de 2021 do projeto "Conciliação Itinerante", do Tribunal de Justiça do Maranhão, realizada na última semana (4 a 8 de outubro).

O evento foi promovido pelo Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Luiz Almeida e coordenado pelo juiz Alexandre Abreu.

Nesta edição, a equipe do TJMA registrou 367 atendimentos à população, dentre audiências realizadas, agendamentos de sessões, orientações sobre direitos e acesso a plataforma digital de resolução de demandas (consumidor.gov.br), coletas de DNA para exame de paternidade. Dentre o universo de sessões realizadas (182), 92 resultaram em acordo entre as partes, o que representa uma média de 50% de conciliação. 

O presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, ressaltou a importância da iniciativa em benefício da sociedade. 
“A Conciliação Itinerante é um projeto exitoso implementado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão em benefício da população. Parabenizamos todos os servidores, as servidoras da Justiça e as instituições, que se engajaram nesta importante ação voltada para a pacificação social dos conflitos”, pontuou o desembargador.

José Luiz Almeida também registrou agradecimentos especiais ao presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, pelo apoio incondicional às iniciativas promovidas pelo Núcleo de Conciliação.

A secretária judicial do Fórum de Bacuri, Jéssica Rodrigues, enfatizou a relevância e o alcance social do evento na comarca, e agradeceu à equipe do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA pela oportunidade.

“O projeto teve uma importância ímpar para todos nós, servidores e jurisdicionados, tendo em vista a quantidade de demandas que foram resolvidas no período. A equipe do Nupemec do TJMA abraçou conosco essa missão tão importante! Estamos muito felizes e gratos por essa oportunidade em nossa comarca!”, frisou.

LOCAL DE ATENDIMENTO

O evento aconteceu em frente ao Fórum Dr. Sebastião Leopoldo Mesquita Campos (Rua da Alegria, 109, Centro) e também em suas instalações.

DEMANDAS

Durante a programação, os cidadãos e cidadãs puderam dialogar e solucionar questões processuais (com ação judicial) e pré-processuais (sem ação judicial), de forma rápida e simples, referentes a divórcio, pensão alimentícia, guarda, renegociação de dívidas, coleta de DNA para investigação de paternidade, problemas de vizinhança, dentre outras demandas.

As sessões de conciliação foram devidamente conduzidas por uma equipe capacitada de conciliadores e conciliadoras da Justiça. 

PRÓXIMA EDIÇÃO

O juiz coordenador do Nupemec/TJMA, Alexandre Abreu, adianta que a próxima edição do projeto Conciliação Itinerante será realizada no Polo de Balsas, no sul do Estado, no período de 18 a 22 de outubro de 2021.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Durante o evento, todas as medidas preventivas em relação à Covid-19 serão respeitadas, como o uso de álcool em gel, máscaras e o distanciamento social.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS