Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Diretoria de RH conclui com êxito curso em formato híbrido  

07/10/2021
Ascom/TJMA

A parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) e a Concentra Eventos/Febracis, por intermédio da Diretoria de Recursos Humanos, proporcionou a realização do curso Poder e Alta Performance, por meio da qual foram ofertadas vagas a servidoras/servidores e magistradas/magistrados do Poder Judiciário Maranhense para participarem do curso nos dias 28 e 29 de setembro. Dessa vez, a ação de treinamento ocorreu em formato híbrido, com atividades síncronas. Nesse formato, os participantes puderam acompanhar as atividades tanto presencialmente, na sede da Febracis São Luís, quanto remotamente, em diferentes comarcas do Estado.

O evento foi conduzido por Lia Silva, diretora executiva da  Febracis São Luís, que ministrou os módulos relacionados aos conteúdos programáticos. A proposta do curso foi utilizar ferramentas da metodologia coaching para promover comportamentos positivos e atitudes valiosas nos participantes, com resultados comprovados na vida de quem já decidiu sair da zona conforto e ir além, em busca de objetivos alcançáveis.

Foram contemplados conteúdos relacionados ao desenvolvimento de pessoas, aos desafios encontrados no ambiente de trabalho e dos impactos provocados na instituição, tanto em relação à visão sistêmica quanto em relação às expectativas individuais. Nesse sentido, procurou-se enfatizar as habilidades de liderança diretamente ligadas à identificação de problemas, à tomada de decisão, ao planejamento e à implementação de cuidados da organização e da divisão de trabalho.

A palestrante comentou sobre a importância do evento, afirmando ter sido o primeiro curso realizado pela Febracis São Luís, em formato híbrido, com participantes do Judiciário Maranhense. Segundo Lia Silva, todos “ficaram completamente imersos nas ferramentas, mergulhando no conhecimento e no autoconhecimento, o que trará grandes benefícios para o trabalho e para a rotina deles [servidores/magistrados]”. 

Para o servidor Laécio Caldas, chefe de gabinete de desembargador, o curso foi considerado muito importante, por trazer aprimoramento e aperfeiçoamento nas aptidões dos servidores e servidoras, tendo como consequência, uma melhor prestação de serviço ao Tribunal de Justiça do Maranhão.

O servidor Jocelmo Aires, técnico judiciário lotado na comarca de Santa Luzia do Paruá, avaliou que "a ação de treinamento trouxe muita clareza em relação a vários aspectos da minha vida. E o que me chama atenção é esse olhar do curso para a inteligência emocional e o autoconhecimento, que são elementos essenciais para o desenvolvimento de qualquer pessoa”. Nesse sentido, o participante reconhece que a atual gestão do TJMA demonstra ter um novo olhar para o servidor, valorizando-o como um ser dotado de emoções, de questões que precisam ser observadas e levadas em consideração. 

De acordo com a diretora de RH, Danielle Mesquita, a realização do evento fundamentou-se no conjunto de metas de gestão para o biênio 2020-2022, apresentada pela Presidência do TJMA, mais especificadamente a Meta 11, que versa sobre a Política Institucional de Desenvolvimento Permanente dos Servidores.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS