Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nonato Reis lança livro de crônicas ambientado em Viana

01/10/2021
Valquíria Santana

O oficial de justiça e jornalista Nonato Reis lançou nesta sexta-feira (01) “Sinos da Matriz”, seu primeiro livro de contos, quinta obra literária do autor que já escreveu dois romances e prepara para 2022 o livro de memórias do jornalismo maranhense. O lançamento ocorreu no auditório do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, que é escritor e natural de Viana-MA, onde também nasceu Nonato Reis.

“Os Sinos da Matriz”, livro de contos e crônicas, é uma coletânea de 40 textos, que tem como cenário a cidade de Viana, na Baixada Maranhense. O autor resgata alguns personagens vianenses que fizeram história no local, como o farmacêutico Ozimo de Carvalho, ”a quem todos recorriam para tratamento de saúde. Tem o meu tio-avó Chico Travassos que foi sapateiro, delegado de polícia, dentista e até juiz na cidade”, disse Nonato Reis. A obra traz crônicas também sobre figuras como João Gato que morreu aos 101 anos de idade; Berlarmino Gomes e o casal Sebastiano e Ceciliana Furtado, que morreram em 2021 vítimas da COVID-19.

Lourival Serejo disse que o grande mérito do cronista é captar o presente e destacou a crônica em que o jornalista refaz um pedaço da vida e da história do vianense Berlarmino Gomes. O desembargador e escritor falou sobre a leveza com que autor escreve suas crônicas. “Nós vianenses estamos de parabéns e seus colegas de trabalho também”, disse, ao ressaltar a obra literária de Nonato Reis.

“Uma das perguntas que mais ouço é como cumpro minhas atividades de oficial de justiça, que é um trabalho árduo, e ainda encontro tempo para me dedicar à literatura. Digo que ser oficial de justiça é ter responsabilidade, mas fazer literatura é imperativo da alma”, afirma Nonato Reis. O escritor conta que seu primeiro livro, o romance “Lipe e Juliana”, lançado em 2017, ele escrevia até nos intervalos dos almoço. “Quando se escreve é como se não fosse dono de si”, acrescentou. O jornalista disse que produziu bastante nesse período de pandemia do novo coronavírus e que já possui material para mais três livros.

Nonato Reis está escrevendo sua sexta obra prevista para ser lançada no próximo ano. É um livro de memórias intitulado “Lembranças de repórter”, resgatando fatos e personagens da época em que o autor trabalhou nas redações de jornais. “Será o livro mais importante da minha carreira; é um pedaço da nossa imprensa, a fase áurea dos jornais impressos que precisa ser resgatada e preservada”, garante.

Participaram da cerimônia de lançamento de “Sinos das Matriz”, nesta sexta-feira (01), jornalistas, oficiais e oficialas de justiça, magistrados, familiares e amigos do escritor e vários conterrâneos vianenses como Graça Cutrim que foi professora de Nonato Reis, no ginasial, na cidade de Viana. Durante a sessão de autógrafos houve a apresentação do saxofonista Orisvaldo Siqueira, subtenente da Polícia Militar do Maranhão.

Nonato Reis é oficial de justiça na Central de Mandados da Comarca da Ilha de São Luís, tendo ingressado por concurso público, em 2005. É formado em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); trabalhou nos principais jornais de São Luís, como repórter, chefe de reportagem e editor; foi correspondente do jornal Folha de São Paulo, na década de 1990. De 2011 a 2017 foi articulista do Jornal Pequeno, na capital maranhense, onde assinava uma coluna dominical sobre temas livres.

Estreou na literatura em 2017 com o romance “Lipe e Juliana”, que já está na segunda edição; e, em 2018, lançou seu segundo romance, “A Saga de Amaralinda”. É também autor da obra “A Fazenda Bacazinho” (2019), livro ambientado no povoado de Ibacazinho, no município de Viana. Em parceria com o oficial de justiça Jil Borges, lançou, em 2020, o livro de crônicas “Ossos do Ofício, que narra as histórias por trás do cumprimento de mandados judiciais nas comarcas do Maranhão.

Agência TJMA de Notícias

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís-MA
 

GALERIA DE FOTOS