Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Presidente Lourival Serejo visita escola da magistratura

12/07/2021
Danielle Limeira

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, visitou a Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam), nesta segunda-feira (12). Na oportunidade, o presidente foi recebido pelo diretor da Esmam, desembargador José Jorge Figueiredo, e demais servidores e servidoras.

Diretor da Esmam por duas gestões – 1993 a 1994 e 2009 a 2010 – o desembargador Lourival Serejo afirmou sentir-se como um integrante permanente da escola judicial e ressaltou a relevância conquistada pela instituição no âmbito do Judiciário nacional, no decorrer de sua trajetória. 

“A Escola tornou-se, ao longo dos anos, uma instituição indispensável do Poder Judiciário estadual e nacional. Cada vez que eu vejo um progresso na nossa Esmam é um motivo de contentamento e, ultimamente, ela tem crescido muito mais e se afirmado de maneira muito salutar”, enfatizou o presidente.

Leitor assíduo, escritor e jurista, o presidente fez questão de iniciar a visita pela Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo e acrescentou que “é uma satisfação fazer essa visita e comprovar que a escola está bem”.

O diretor da Esmam, desembargador José Jorge Figueiredo – que assumiu a diretoria para o biênio de 2021/2022 – afirmou que a visita do presidente reforçar e materializa o apoio institucional recebido pela Presidência do Tribunal à Escola. “A Esmam tem atingindo patamares nunca antes atingidos, graças ao apoio incondicional dos nossos pleitos, notadamente com relação a mestrados, especializações e os demais cursos que a escola oferece”, frisou.

ESMAM

A Resolução nº 19 do TJMA, de 12 de novembro de 1986, assinada pelo desembargador José Joaquim Ramos Filgueira, oficializou a criação da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM). Após a aprovação do Estatuto da Esmam, o TJMA deu início às atividades da Escola, com a organização dos cursos a serem ofertados e a composição do quadro administrativo.

Desde a sua criação, a instituição foi responsável por preparar centenas de bacharéis em Direito para participação nos concursos de juízes e realizou milhares de cursos de aperfeiçoamento do corpo funcional do Judiciário estadual, prevendo a melhoria e eficiência da prestação jurisdicional, gestão administrativa e estímulo à produção acadêmica.

Visita Esmam 3

 

Visita Esmam 2

 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS