Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Divisão Médica do TJMA realiza teste de Covid-19

Os exames estarão disponíveis até esta terça-feira

03/05/2021
Andréa Colins

Na manhã desta segunda-feira (3), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Divisão Médica, realizou testes de RT-PCR destinados aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras que retornaram ao trabalho presencial. A ação – que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, acontece até esta terça-feira, dia 4 de maio, no Palácio Clóvis Bevilácqua (Salão Nobre), em São Luís-MA.

A diretora de Recursos Humanos, Danielle Mesquita, acompanhou o início  dos exames e relembrou aos que tiverem interesse em se submeter ao teste que deverão fazer a solicitação de agendamento por meio do whatsapp business da Divisão Médica. “Os dados são os seguintes: nome, matrícula, cargo e local de lotação. Após isso, será informado ao requerente pelo whatsapp, o horário previsto, mediante demanda”, ressaltou. 

A Divisão Médica do TJMA informa que o teste disponibilizado utiliza a técnica do "swab nasofaríngeo". Posteriormente, o teste rápido será disponibilizado em data ainda a ser divulgada pelo setor. 

Os resultados serão enviados, em até cinco dias, no e-mail institucional da pessoa testada e com as devidas orientações da Divisão Médica para os casos positivos de Covid-19. 


TESTADOS

Na manhã desta segunda-feira, cerca de 40 pessoas, entre magistrados (as) e servidores (as), realizaram o exame RT-PCR, considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”. 

A analista judiciária, Joina Marinho, deu uma pausa no trabalho remoto da 9ª Vara Criminal de São Luís, para fazer o teste RT-PCR pela primeira vez. Pertencente ao grupo de risco, a servidora declarou que a testagem foi muito importante. “Pelo momento que estamos passando, agradeço a possibilidade de fazer o teste, que não é de fácil acesso, mas que foram colocados à disposição pelo TJMA”, frisou. 

Maisa Lima, técnica judiciária, está voltando às atividades presenciais no 6º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e tomou a atitude de fazer o teste. “Estamos voltando ao atendimento presencial, mesmo em rodízio, torna-se importante que possamos testar. Dá uma sensação de mais segurança para este momento de retorno”, avaliou.

Os diretores, as diretoras, os coordenadores, as coordenadoras e chefes de divisão estão incentivando a testagem juntos aos servidores(as) que estão voltando ao trabalho presencial. É o caso do chefe da Assessoria Jurídica do TJMA, Aluizio Soares, que fez o teste e orientou os colegas do setor a realizarem o exame. 

“É muito válida essa atitude preventiva de detectar, mesmo que a pessoa não tenha sentido sintoma algum, ela pode estar com o vírus e contaminar o colega. Nessa volta ao trabalho presencial, a testagem é muito importante”, justificou. 

 

SERVIÇO:

Local: Palácio Clóvis Bevilácqua (Prédio-Sede do TJMA), no Salão Nobre.

Horário: A partir das 9h

A quem se destina: Magistrados, magistradas, servidores e servidoras que retornarão ao trabalho presencial no TJMA.

Como agendar:  Whatsapp Business da Divisão Médica: (98) 984454595.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS