Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Inscrições abertas para Altos Estudos em Audiências de Custódia

Evento terá participação do presidente do STF, ministro Luiz Fux, da alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e da professora da FGV Maíra Machado

26/04/2021
Ascom/TJMA

Estão abertas, até as 12h da próxima quinta-feira (29), as inscrições para magistradas e magistrados que quiserem participar do evento de lançamento da rede Altos Estudos em Audiência de Custódia, que acontecerá nos dias 30 de abril e 7 de maio, por meio virtual, numa iniciativa do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Estão confirmadas as presenças do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux, da alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e da professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) Maíra Machado.

Os magistrados e magistradas interessados podem fazem as inscrições para os dois dias por meio dos links a seguir: AQUI, para o dia 30 de abril, e AQUI, para o dia 7 de maio. Ao final da inscrição, o magistrado ou magistrada receberá um link para acesso individual à sala de reunião do Zoom em que o encontro acontecerá. Mais informações no site  www.redealtosestudos.com.br.

De acordo com informações apresentadas pela organização e repassadas pela Coordenadoria de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o evento pretende ser uma oportunidade de compartilhamento de experiências e desafios sobre as audiências de custódia, além de inaugurar a série de eventos estaduais que estão sendo organizados em todo o país.

PARTICIPAÇÕES 

O primeiro momento, no dia 30 de abril, contará com a participação do presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Fux, bem como de diversas autoridades nacionais e internacionais, como a alta comissária das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, Michelle Bachelet. No dia 7 de maio, além de conferência com a professora doutora Maíra Machado (FGV-SP), haverá uma mesa com magistrados do Brasil, do México e dos Estados Unidos, debatendo as diferentes práticas da audiência de apresentação no mundo.

A iniciativa é do CNJ, por meio de sua parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), além de apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) – no hoje Programa Fazendo Justiça. A estratégia busca contribuir para o enfrentamento aos desafios que se apresentam no contexto da privação de liberdade no Brasil, marcado por crescimento desordenado e por condições precárias de encarceramento.

Os diálogos terão como referência a disseminação e implementação prática dos parâmetros previstos nos cinco manuais que compõem a coleção "Fortalecimento da Audiência de Custódia", lançada pelo CNJ em 2020, e que oferecem importantes subsídios para a atuação de magistrados, magistradas e tribunais em temáticas como tomada de decisão, proteção social e prevenção à tortura e maus-tratos.

ESTADOS 

Além do evento de lançamento, nos dias 30 de abril e 7 de maio, na sequência, os estados realizarão encontros entre as semanas de 1º de maio a 11 de junho. Há também a possibilidade de encontros individuais (apenas um estado por evento), com foco nas particularidades locais, ou de encontros em duplas ou trios de estados, fomentando a troca de experiências.

Magistradas e magistrados podem realizar a inscrição no evento de lançamento e também no evento do seu estado. O do Maranhão está previsto para o dia 8 de junho, mesma data prevista para o Acre e Tocantins. Os links de inscrição serão abertos conforme as programações forem sendo confirmadas e estarão disponíveis até um dia antes da realização de cada evento local.

PROGRAMAÇÃO – 30 de abril

HORÁRIO – 11h30 – 12h30

Mesa de Abertura: Seis anos da audiência de custódia e lançamento da rede Altos Estudos

Mediação: Cerimonial do Conselho Nacional de Justiça

Convidados:

Ministro Luiz Fux | Presidente do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Conselho Nacional de Justiça

Ministro Anderson Torres | Ministro da Justiça

Sra. Gadha Wally | Diretora Executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) de Viena, Áustria

Sra. Katyna Argueta | Representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil

HORÁRIO – 14h – 15h30

Painel: Audiência de custódia e garantia de direitos na perspectiva internacional

Mediação: Ministro Nefi Cordeiro | Ministro do Superior Tribunal de Justiça

Convidados:

Dra. Michelle Bachelet | Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos

Dr. Joel Hernandez | Comissário da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Relator para Pessoas Privadas de Liberdade

Dr. Juan E. Méndez | Ex-Relator Especial sobre Tortura das Nações Unidas e Professor da American University – Washington College of Law

Representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC)


PROGRAMAÇÃO – 7 de maio

HORÁRIO – 9h – 10h

Conferência: Parâmetros para audiência de custódia no Brasil

Mediação: Dr. Rogério Schietti | Ministro do Superior Tribunal de Justiça

Palestrante: Profa. Dra. Maíra Machado | FGV – SP

HORÁRIO – 10h15 – 12h

Painel: Experiências e perspectivas comparadas sobre a apresentação de pessoas presas perante a autoridade judicial

Mediação: Dr. Mario Guerreiro | Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça

Convidados:

Dr. Pablo Héctor González Villalobos | Magistrado do Supremo Tribunal de Justiça do Estado de Chihuahua, México

Dra. Kimberly M. Esmond Adams | Magistrada da Superior Court of Fulton County, USA

Dra. Ana Claudia Magalhães | Magistrada da Vara de Custódia da Comarca de Goiânia no Tribunal de Justiça de Goiás

Dr. Fábio Wellington Ataíde Alves | Magistrado da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

HORÁRIO – 12h – 12h30

Debate e encerramento

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS