Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha Saúde no Judiciário do TJMA reforça medidas contra Covid-19

Vídeo de parceria do Comitê Gestor de Saúde com Divisão Médica do Tribunal informa sobre prevenção, sintomas, tratamento, vacinação e necessidade de equilíbrio mental

08/03/2021
Paulo Lafene

O Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde do Poder Judiciário do Maranhão, coordenado pelo desembargador José Jorge Figueiredo, produziu, em parceria com a Divisão Médica do TJMA, o segundo vídeo da campanha Saúde no Judiciário, reforçando as informações sobre a Covid-19, em razão da preocupação com o avanço da doença no estado.

No vídeo, profissionais da Divisão Médica da Coordenação de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA informam sobre prevenção, sintomas, tratamento, vacinação e a necessidade de equilíbrio mental, neste momento em que a segunda onda da Covid-19 atinge picos de novas infecções no Brasil.

Os médicos André Neves e Maíra Santos, analistas judiciários da área no Tribunal, assim como a psicóloga Ingrid Rodrigues, falam sobre o momento difícil e apresentam informações que podem ajudar a tranquilizar as pessoas que trabalham no Judiciário maranhense, para que possam retornar da melhor forma possível à rotina de trabalho, após o período de suspensão das atividades presenciais por dez dias, iniciado nesta segunda-feira (8), com a entrada em vigor da Portaria 1952021, assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

A médica Maíra Santos reforça, inicialmente, a necessidade das medidas de prevenção, a partir da observação de pessoas circulando sem máscara e novas aglomerações, registradas com mais frequência, agindo como se a pandemia tivesse acabado, apesar do registro de aumento de casos em números até nunca antes vistos, nas últimas semanas.

“Não é motivo para desespero, mas é o momento de enfatizarmos os nossos cuidados, que é o que tem de mais eficiente para minimizar, para mitigar a transmissão”, destaca Maíra Santos.

A profissional da Divisão Médica do TJMA ressalta que as máscaras N95 ou cirúrgicas são ideais, mas reconhece que não estão ao alcance de todos, em razão do preço mais alto e da disponibilidade menor do que outras. Por isso, ela chama a atenção para os requisitos apropriados para uso das máscaras de tecido.

“Na máscara de pano, é importante que se siga a recomendação do uso de máscara tripla, padrão OMS (Organização Mundial de Saúde), cobrindo boca, cobrindo nariz, cobrindo queixo, bem vedada, ter atenção com as bordas laterais, que precisam estar vedadas, porque, senão, há transmissão e aspiração de secreções por esses vazamentos da máscara”, explica a médica.

Maíra Santos acrescenta que é hora de enfatizar a lavagem das mãos, do uso do álcool em gel, distanciamento social e diminuir aglomerações.

AGLOMERAÇÕES

O médico André Neves complementa a informação sobre evitar aglomerações, lembrando que, quanto mais pessoas circulando no mesmo ambiente e próximas, vai aumentar a possibilidade  de contágio.

“Ir até a padaria, ao supermercado, dar assistência a algum familiar, isso não deve ser impedido pelo medo de se contaminar pelo vírus. Agora, o que ocorre é que o transporte público superlotado, o supermercado superlotado, as feiras, esse tipo de aglomeração é um dos maiores responsáveis pelo contágio”, avalia André Neves.

Em razão desse período de restrições mais fortes de circulação, o médico diz que o aconselhável é evitar se deslocar de maneira desnecessária, dando prioridade apenas às atividades essenciais, diminuindo as aglomerações, contribuindo para redução do contágio.

SINTOMAS

Maíra Santos alerta que sintomas de resfriado ou gripe, por mais simples que possam parecer, podem, num momento de pandemia, estar relacionados à infecção pelo novo coronavírus.

“Apesar de, às vezes, na gente, ser um quadro leve, não necessariamente no outro – e aí entra a minha responsabilidade, a minha ética com o outro – ele pode não evoluir bem”, conta a médica.

A profissional da Divisão Médica do TJMA aconselha a pessoa, nessa situação, a procurar orientação médica e, após a avaliação e orientação, se necessário, recorrer ao afastamento, para que a cadeia de transmissão seja interrompida.

A médica informa que, na maioria dos casos, todos começam com quadros bem semelhantes, muitas vezes leves, mas o pico de incidência de complicações é em torno do sétimo dia. Ela considera interessante a possibilidade de ter em casa um oxímetro (aparelho que permite medir a saturação de oxigênio no sangue).

VACINAÇÃO

O médico André Neves observa que a vacinação é uma medida que será muito importante para ajudar a controlar a doença, mas, o fato de uma pessoa ser vacinada, não garante que ela não possa carregar o vírus e transmitir a outras pessoas. Para o profissional, é preciso aguardar para que a vacinação traga segurança para todos.

“Deve se vacinar, assim que possível, mas também não achar que a vacinação faz com que você se torne seguro para os outros”, alerta André Neves, reforçando que os cuidados devem permanecer.

O vídeo informa que a Divisão Médica do TJMA está disponível, por meio dos canais de atendimento no Portal de Saúde.

EQUILÍBRIO

A psicóloga Ingrid Rodrigues encerra o vídeo, falando do objetivo da iniciativa, de levar uma sensação maior de segurança.

“É preciso entender que, quanto mais equilibrados nós estamos, mais nós damos conta de lidar com as adversidades”, reforça Ingrid Rodrigues.

Os vídeos ficam disponíveis nas redes sociais oficiais do TJMA (tjmaoficial) no Instagram, Twitter, YouTube e Facebook. Assista abaixo ao novo vídeo da campanha Saúde no Judiciário para ter acesso a mais informações repassadas pelos médicos e pela psicóloga.

SUGESTÕES

Quer que um tema do seu interesse seja abordado na série Saúde no Judiciário? Então escreva para o e-mail divmedica@tjma.jus.br.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS