Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Diretoria de RH do TJMA retoma projeto Assentamento Funcional Digital

12/02/2021
Ascom/TJMA

A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão reuniu-se com os colaboradores da Divisão de Cadastro, no auditório do Centro Administrativo, para retomada do Projeto de Assentamento Funcional Digital e apresentação dos resultados da pesquisa de satisfação interna realizada na unidade.

A diretora de Recursos Humanos, Danielle Mesquita, afirmou estar feliz com o resultado da pesquisa interna, por demonstrar a satisfação dos colaboradores com sua unidade de trabalho, bem como com o chefe e superiores hierárquicos.

Após divulgar os resultados da pesquisa realizada com os servidores da unidade, a analista bibliotecária Vanessa Gomes falou sobre a retomada do Projeto de Assentamento Funcional Digital (AFD), explicando sobre a estratégia a ser utilizada para vinculação dos documentos funcionais produzidos no Digidoc, a partir da ferramenta “Pasta do Servidor”, desenvolvida pelo analista David Cavassana, da Diretoria de Informática, no mencionado sistema de tramitação administrativa. A analista explicou sobre o funcionamento do sistema, fazendo uma breve demonstração aos presentes. 

Na oportunidade, também foi apresentado um “Blueprint” de serviços e solicitado aos servidores presentes que fizessem um exercício de preenchimento do formulário, pensando sobre a ótica dos clientes/usuários que são atendidos pela unidade, a fim de que se possa analisar como os serviços estão sendo realizados atualmente e identificar os possíveis pontos de melhoria.

O blueprint é uma ferramenta do Design Thinking que exibe, principalmente, as ações da equipe no frontstage, no backstage, as evidências físicas do serviço, os meios e canais pelos quais os clientes acessam o serviço (pontos de contato) e os sistemas de suporte e infraestrutura.

O intuito com a aplicação da ferramenta é conseguir, em breve, visualizar as atividades core (mais relevantes ou principais) da unidade e fazer o mapeamento dos processos e dos fluxos de trabalho.

Para a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Danielle Mesquita, a retomada deste projeto é de extrema importância para o setor. “Esta iniciativa irá nos ajudar a organizar a vida funcional dos nossos servidores e facilitar a consulta dos documentos existentes que ficam atualmente armazenados em pastas físicas. 

Já para o chefe da Divisão de Cadastro, Caio César, a utilização desse novo mecanismo “vai agregar valor ao nosso trabalho e facilitar a nossa rotina, bem como vamos economizar além de tempo, gastos, sobretudo, com papel”, frisou.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS