Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Estudo da transmissão de sessões via Youtube é apresentado no XI Cods

14/12/2020
Ascom/TJMA

Pesquisa sobre “A Influência da Pandemia na Participação da Sociedade no Sistema de Justiça: um estudo da transmissão via Youtube das sessões plenárias do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão”, realizado pelas analistas judiciárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Káty Maria Morais e Aline Mendonça, foi apresentada no XI Colóquio Organizações, Desenvolvimento & Sustentabilidade (CODS), realizado virtualmente pela Universidade da Amazônia (UNAMA) de Belém do Pará. 

Káty Maria Morais é doutoranda em Administração na UNAMA e lotada na Divisão de Planejamento. Doutoranda do mesmo Programa, Aline Mendonça é coordenadora de Planejamento e Aprimoramento da Justiça de 1º Grau da CGJ.

As professoras do Programa de Doutorado Ana Maria Vasconcellos e Diana Rodrigues e o doutorando Eden Soares Jr. também participaram da produção do estudo. 

O XI CODS aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro, e teve como tema “Reinvenções organizacionais em tempos de transição”. 

O evento, que chegou a sua 11ª edição, com contribuições relevantes da comunidade científica do Norte do Brasil, contou com a presença de professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados em debater temas fundamentais para a área de Administração. 

CODS

RESUMO

As tecnologias de mídias sociais têm sido foco de debates tanto na esfera individual, desde o seu surgimento por volta da década de 2000, quanto no âmbito institucional, isso mais recentemente em razão delas terem alcançado espaço, mediante a utilização dessas por órgãos públicos e, consequentemente, em razão da interação destes com os cidadãos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo explorar o uso da mídia social YouTube, no período inicial da pandemia do novo coronavírus, nas transmissões das Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), como possível espaço de participação da sociedade. A pesquisa tem natureza bibliográfica e documental.

O tratamento dos dados foi realizado mediante a análise das visualizações, manifestações e comentários dos vídeos das Sessões Plenárias exibidas no canal @tjmaoficial, entre os dias 29/01/2020 e 30/09/2020, com a utilização das planilhas em Excel (estatística descritiva) para a construção dos gráficos, que demonstram a evolução das visualizações no período. 

 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br 

GALERIA DE FOTOS