Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Divisão Odontológica do TJMA diz o que estado da gengiva pode revelar

Nesta edição de novembro, o odontólogo Estevam Carlos Lula conta o que a saúde desta parte do tecido periodontal pode dizer sobre a saúde geral

13/11/2020
Paulo Lafene

A campanha Dicas de Saúde Bucal, elaborada pela Divisão Odontológica do Tribunal de Justiça do Maranhão, traz mais um informativo de interesse público, na edição deste mês de novembro. Desta vez, o odontólogo Estevam Carlos Lula apresenta o tema “O que a saúde da sua gengiva pode dizer sobre sua saúde geral?”.

Como forma de compartilhar informações e dicas de saúde para a população em geral, não apenas para servidores e magistrados do Poder Judiciário, o TJMA tomou a iniciativa de divulgar, no site da instituição e em suas redes sociais, campanhas criadas pelas divisões de sua Coordenadoria de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial. A Divisão Odontológica é chefiada pelo odontólogo Rafael Silva Santos.

Em seu artigo, o odontólogo Estevam Lula explica que a gengiva é somente uma parte do que se chama “tecido periodontal”, que inclui ainda o ligamento periodontal, o cemento da raiz e o osso alveolar. Desta forma, prossegue ele, ela faz parte de uma estrutura que sustenta e protege os dentes, mas sua importância vai muito além da cavidade bucal.

“As doenças da cavidade bucal são decorrentes, em sua maior parte, de alteração do biofilme bucal, como é chamada a placa de bactérias, restos de tecidos e alimentos que se aderem aos dentes e gengiva. Mas nem todos os indivíduos reagem da mesma forma à inflamação provocada pelo acúmulo do biofilme”, revela o odontólogo.

Segundo ele, em alguns, a inflamação inicial e reversível, denominada gengivite, progride para a periodontite, inflamação severa que resulta em destruição do ligamento periodontal e osso alveolar, levando muitas vezes à perda do dente.

SAÚDE GERAL

O odontólogo relata que, nos últimos 20 anos, tomou corpo uma disciplina denominada Medicina Periodontal, que busca estudar como alterações da saúde periodontal estão associadas com alterações da saúde geral. 

“De maneira simplificada, ela busca entender como a troca de fluidos, sangue e a passagem de bactérias da gengiva para a corrente sanguínea poderiam contribuir com doenças que acontecem em outros órgãos do corpo, e, em sentido inverso, os mecanismos pelos quais as doenças sistêmicas afetam as doenças periodontais”, detalha ele.

CLARA RELAÇÃO

Na opinião de Estevam, uma conclusão interessante desses estudos foi que, para doenças como a diabetes, há uma clara relação bidirecional: tanto a inflamação periodontal piora o controle da diabetes, quanto a diabetes descontrolada agrava a destruição dos tecidos periodontais. Outros problemas de saúde como doenças cardiovasculares e parto prematuro são agravados pela periodontite devido ao aumento de substâncias que provocam inflamação na corrente sanguínea, segundo o odontólogo.

Estevam diz que uma grande mudança de paradigma que aconteceu nesse período foi a retomada da visão integral do indivíduo doente. Como as doenças periodontais se enquadram nas doenças crônicas não-transmissíveis, ou seja, são doenças não infecciosas com múltiplos fatores de risco comuns a doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, a abordagem atual preconizada para a prevenção da periodontite, em nível populacional, é direcionada para reduzir o uso de tabaco, bem como o uso excessivo de álcool, aliada à prática regular de atividade física, alimentação saudável e redução do estresse.

SANGRAMENTO

Voltando à pergunta tema do artigo escrito pelo odontólogo, Estevam Lula diz ao leitor que sua gengiva pode ser um sinal de alerta que alguma coisa em seu organismo não está bem. Descreve que o primeiro sinal é o sangramento à escovação ou ao uso do fio dental. Conta que, nesse estágio, a inflamação é reversível e basta uma melhoria nos procedimentos de higiene que tudo se resolverá. 

No entanto, ele aconselha que, havendo persistência do sangramento ou o inchaço da gengiva, é hora de visitar seu dentista, pois só o profissional poderá definir a extensão do problema, além do que, é provável que esteja na hora de retornar ao seu médico e corrigir hábitos prejudiciais à sua saúde, que terão impacto em sua qualidade de vida. 

“E lembre-se: visitas periódicas aos profissionais de saúde permitem uma detecção precoce e maior eficiência na solução do problema”, finaliza Estevam Lula.

A campanha “Dicas de Saúde Bucal”, de periodicidade mensal, é uma iniciativa da Divisão Odontológica do Tribunal de Justiça do Maranhão. Em sua primeira edição, em outubro, apresentou o tema “Enxaguantes Bucais e a Covid-19: o que você precisa saber”, de autoria da odontóloga Taíssa Leite.

CARTILHA 

A Divisão Odontológica do Tribunal de Justiça do Maranhão também elaborou uma cartilha, com normas de funcionamento, biossegurança e adequações em tempos de Covid-19. Leia AQUI, ou no arquivo abaixo, todo o conteúdo sobre algumas mudanças nas rotinas de atendimento, necessárias como medidas de prevenção.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS