Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Primeira turma de servidores participa de oficinas para laboratoristas

09/11/2020
Danielle Limeira

A primeira turma para formação de laboratoristas do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inicia o ciclo de oficinas online, nesta segunda-feira (9), pela Plataforma Zoom. São trinta vagas disponibilizadas pelo Judiciário estadual, que cumprirão uma sequência de quatro oficinas, realizadas pela “Judiciário Exponencial”, empresa de consultoria em inovação que tem como CEO, Ademir Piccoli. 

Na última quinta-feira (5), o Comitê de Gestão de Inovação do TJMA encerrou o formulário para identificação dos interessados em participar como laboratorista no Laboratório de Inovação, com 80 inscritos. A primeira turma – formada por trinta servidores selecionados de diversas áreas do Judiciário – cumprirão a primeira etapa de formação. Os trinta servidores receberam as orientações sobre as oficinas no e-mail cadastrado. Posteriormente, outras turmas serão abertas para realização das oficinas.

Os candidatos a laboratoristas receberão treinamentos para aprimorar os serviços da Justiça, estimular novas ideias, experimentar e descobrir soluções para processos de trabalho no Poder Judiciário do Maranhão de forma colaborativa, multidiciplinar e criativa.

Dentre as metodologias que serão utilizadas, está o Design Thinking, metodologia centrada na experiência do usuário, que atende às necessidades de forma criativa e por meio da colaboração dos participantes com especialidades diversificadas. O método está dividido nas etapas de imersão, ideação e prototipagem, propicia um entendimento holístico dos problemas e a geração e teste de ideias inovadoras. 

O Laboratório de Inovação do TJMA faz parte do Comitê de Gestão da Inovação, responsável em elaborar e implementar o programa de gestão da inovação no Poder Judiciário. No dia 3 de junho de 2020, o Pleno do TJMA referendou, em sessão plenária administrativa, a Resolução GP – 312020, assinada pelo presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo, que institui o Comitê. 

Conheça as oficinas online agendadas para os laboratoristas:

9/11 e 13/11 - Oficina de Propósito com Guto Niche – Das 14h às 17h
17/11 e 19/11 - Métodos com Carol Bucker – Das 14h às 17h
24 e 26/11 - Design Thinking com Alvaro e Gabriela - Das 14h às 18h 
03/12 - Oficina de produtividade com o uso de ferramentas online com Daniel Sperb – Das 14h às 17h

 

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS