Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CEMULHER-TJMA apresenta vídeo de ações em reunião do Cocevid

Desembargador Cleones Cunha é membro da Comissão Executiva do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar

20/10/2020
Paulo Lafene

O presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER-TJMA), desembargador Cleones Cunha, participou da reunião ordinária do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), do qual é membro da Comissão Executiva no cargo de 2º secretário, nesta segunda-feira (19).

No encontro, que também teve a participação da juíza assessora da CEMULHER do TJMA, Lidiane Melo, e da coordenadora administrativa do órgão, Danyelle Bitencourt, foi exibido um vídeo com várias ações da Coordenadoria para disseminar informações sobre medidas protetivas de urgência, canais de atendimento e incentivo a denúncias durante o período da pandemia, como campanhas, projetos, lives e webinários (assista abaixo).

“Eu destaco a preocupação de todos os coordenadores do Brasil com a situação da violência doméstica. Fico satisfeito em observar que estamos todos focados em desenvolver ações de qualidade no combate a este tipo de violência”, elogiou o desembargador Cleones Cunha, em sua segunda reunião como membro da Comissão Executiva.

O Cocevid integra 27 coordenadorias estaduais, todas elas responsáveis por políticas institucionais de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, que seguem orientações e metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O encontro teve à frente a presidente do Cocevid, desembargadora Salete Silva Sommariva, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com participação de magistrados  de vários estados.

Na reunião, foi registrada a alteração do artigo 12 do Estatuto do Cocevid, aprovada por maioria absoluta dos membros do Colégio, na reunião do dia 5 de outubro. O artigo passou a ter a seguinte redação: “Art. 12. A Comissão Executiva terá mandato de um ano, permitida uma recondução pelo mesmo prazo”. 

No mesmo encontro anterior, por aclamação, a atual comissão executiva foi reconduzida para permanecer no ano de 2021, bem como foi indicado e eleito o desembargador Cleones Carvalho Cunha para ocupar o cargo de 2º secretário.

A Comissão Executiva do Cocevid é formada pela coordenadora presidente, desembargadora Salete Sommariva (TJSC); pela coordenadora vice-presidente, Eva Evangelista (TJAC); pelo 1ª secretária, Nágila Sales Brito    (TJBA); pelo 2º secretário, desembargador Cleones Cunha (TJMA); pelo tesoureiro, José James Gomes Pereira (TJPI); e pela suplente do tesoureiro, Sandra Teodoro Reis (TJGO).

VÍDEOS

Já nesta segunda-feira, dentre outros tópicos, ocorreu a eleição dos suplentes do 1º e do 2º secretário, e as coordenadorias apresentaram vídeos sobre suas respectivas ações durante a pandemia. Também foi apresentada uma prévia do mapeamento nacional dos grupos reflexivos.

CAMPANHAS CEMULHER

O vídeo apresentado pela CEMULHER, com duração de cerca de quatro minutos e meio, destacou campanhas e projetos desenvolvidos no período da pandemia, como “Isolamento social sem violência me representa”, “Condomínio Responsável, Mulheres Seguras”, “Prevenção Sustentável”, “Medidas Protetivas On-line” e “Sinal Vermelho contra a violência doméstica”, da qual foi responsável pela difusão no Maranhão.

Também ganharam destaque as ações formativas, divulgadas por meio de “lives” em redes sociais, com temas relacionados à violência doméstica e familiar e o papel da CEMULHER no enfrentamento do problema.

A Roda de Diálogo em parceria com o Conselho da Mulher Empresária e uma extensa programação alusiva aos 14 anos da Lei Maria da Penha, com lançamento de livro, palestra e webinário foram outras ações de sucesso da CEMULHER no período.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS