Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nova cartilha de campanha do TJMA fala sobre riscos de infarto

Médica Léa Coutinho Pereira, do Tribunal, explica o que é, quais os fatores, sintomas, tratamento, como agir e recomendações para quem já sofreu

05/10/2020
Paulo Lafene

Infarto agudo do miocárdio, conhecido popularmente como ataque cardíaco, é o tema de saúde pública da campanha do Tribunal de Justiça do Maranhão de prevenção a doenças, acompanhada de uma cartilha sobre o assunto.

A cartilha sobre infarto do miocárdio, de autoria da médica e analista judiciária do Tribunal, Léa Barroso Coutinho Pereira, e elaborada pela equipe da Divisão Médica do TJMA, explica o que é, quais os fatores, sintomas, tratamento, como agir e recomendações para quem já sofreu infarto.

A apresentação feita pela Divisão Médica traz o alerta de que, observações feitas por meio da análise dos exames anuais de saúde, demonstram que um grande número de servidores do Judiciário apresenta fatores de risco para infarto.

O QUE É?

No primeiro item da cartilha, a doutora Léa Coutinho Pereira explica que o infarto agudo do miocárdio é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. A obstrução ocorre, em geral, pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose (placa de gordura), causando estreitamentos dos vasos sanguíneos do coração.

Léa Coutinho Pereira apresenta dados, segundo os quais, as doenças cardiovasculares vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil são 300 mil. E acrescenta que 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados.

Hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo são listados como alguns dos fatores de risco que devem ser evitados e tratados para que não ocorram episódios de infarto.

A cartilha também enumera sintomas comuns e outros acompanhados, relacionados ao infarto. Chamar pelo socorro é a primeira das orientações apontadas pela médica, caso alguém esteja tendo um ataque cardíaco ao seu lado. Mas também ensina procedimentos simples que podem ser feitos para ajudar, até que uma ambulância chegue ao local.

Outras medidas, como tratamento e as recomendações para quem já sofreu um infarto estão incluídas na cartilha.

CARTILHA

O conteúdo completo da cartilha ilustrada sobre infarto do miocárdio está disponível AQUI ou no anexo, ao final da matéria.


PROMOÇÃO DA SAÚDE

A equipe da Divisão Médica do Tribunal elaborou informações sobre doenças mais frequentes na população brasileira, com o propósito de contribuir para a promoção da saúde dos servidores, magistrados do Judiciário estadual e seus dependentes.

A campanha está sendo divulgada por e-mail, contendo cartilhas anexadas, para todo o público interno, a partir da análise dos exames anuais de saúde destas pessoas, e passou a ser compartilhada para o público em geral, pelo site e pelas redes sociais do Tribunal de Justiça do Maranhão, para que todos os leitores tenham acesso às informações.

OUTRAS CARTILHAS 

As cinco primeiras cartilhas divulgadas foram sobre Diabetes Mellitus, Hipertensão, Obesidade, Dislipidemia e Obesidade Infantil. A chefe da Divisão Médica, Keila Lígia de Melo, explica que todos os médicos do setor prepararam textos sobre doenças prevalentes na população. 

A intenção da equipe da Divisão Médica é expandir o conhecimento sobre saúde e promover maiores níveis de prevenção a doenças crônicas, tais como diabetes, hipertensão, colesterol alto e outras doenças cardiovasculares, para que todos os servidores e magistrados possam desfrutar de um maior nível de qualidade de vida.

Você pode ler o conteúdo completo no arquivo em anexo, logo abaixo.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS