Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promoverá live sobre Gestão por Competências

28/09/2020
Ascom/TJMA

Nesta quinta-feira (1º), a partir das 17h, o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, realizará mais uma edição do projeto “Fale com o RH”, que acontece na primeira quinta-feira de cada mês, por meio do canal oficial do Tribunal de Justiça do Maranhão na plataforma digital do Instagram (@tjmaoficial). Dessa vez, o tema a ser abordado será “Gestão por Competências no Judiciário Maranhense: avanços e perspectivas”.

A live – organizada por intermédio da Coordenadoria de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira - será conduzida pelos servidores Ernane Candeira e Fábio Oliveira, membros do Comitê de Implementação e Gerenciamento do Processo de Gestão por Competências no Poder Judiciário do Maranhão. Na oportunidade, será apresentado o processo de implantação do Programa de Gestão por Competências no TJMA – Programa GPC, o amparo normativo, os elementos conceituais, as fases do projeto, a criação do sistema de gerenciamento de dados, os mapeamentos das unidades funcionais do 1º e 2º Graus e os desafios a serem enfrentados para o atingimento das metas estabelecidas.

Iniciado em 2016, no âmbito do Judiciário Maranhense, o Programa GPC visa desenvolver as competências necessárias ao bom funcionamento das unidades de trabalho e alinhar esforços para o alcance dos objetivos organizacionais, orientando os processos por meio do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores. Em março de 2019, foi concluído o mapeamento por amostragem de todas as unidades da Justiça de 1º Grau. Em dezembro do ano passado, foi dado início à fase de Diagnóstico e Autodiagnóstico das unidades mapeadas no âmbito do 1º Grau. Atualmente, encontram-se em andamento os mapeamentos das unidades administrativas do Tribunal de Justiça, por meio de videoconferência, em decorrência dos efeitos produzidos pela pandemia do Covid-19.

O PROJETO 

O “Fale com o RH” foi lançado pela atual gestão da Diretoria de RH e conta com a aprovação e o incentivo do desembargador Lourival Serejo, presidente do TJMA. Trata-se de um projeto cujas edições ocorrerão mensalmente, na primeira quinta-feira de cada mês, utilizando-se do canal oficial do Judiciário Maranhense na plataforma digital do Instagram. Em cada edição, o foco será a abordagem de temas atuais e de interesse dos servidores do Judiciário, apresentados em linguagem simples e descomplicada, a fim de estabelecer o diálogo entre os palestrantes e os participantes.

Para a diretora de RH, Danielle Mesquita, o projeto tem a função de estabelecer a comunicação entre a Diretoria de RH e os servidores, conferindo-lhes o direito de participarem ativamente das edições, mesmo estando à distância. Durante as lives, os servidores poderão direcionar perguntas, solicitar esclarecimentos sobre determinados pontos abordados ao longo das apresentações, bem como apresentar sugestões que julgarem necessárias a cada tema contemplado.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS