Poder Judiciário/Mídias/Notícias

VISITA | Magistrados e servidores do Tribunal do Piauí conhecem boas práticas do TJMA

06/02/2020

Uma comissão formada por dois magistrados e três servidores do Tribunal de Justiça do Piauí visitou o Tribunal de Justiça do Maranhão com o objetivo de trocar informações e conhecer alguns projetos e setores do Judiciário maranhense.

Eles também foram recebidos no Gabinete da Presidência pelo desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, presidente da Corte maranhense, que colocou o Judiciário maranhense à disposição da comissão do Piauí e conversou sobre os avanços alcançados nos últimos dois anos.

Estiveram no TJMA os juízes Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, auxiliar da Vice-Presidência do TJPI, e João Gabriel Furtado Baptista, ambos integrantes da Comissão Gestora de Precedentes, e os servidores Leandro Rodrigues Sampaio, Rafael de Melo Queiroz e Sávio Mota Carneiro.

O primeiro setor visitado pela comissão do Piauí foi o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP). Na tarde da quarta-feira (5), eles foram recebidos pela secretária do Núcleo, a servidora Bianca Ramos, e pelas demais integrantes da equipe, Sandra Queiroz, Elizabeth Miranda e Maria Hilânia Torres.

O Núcleo foi o principal motivo da vista da comissão, segundo os magistrados, pois o Tribunal de Justiça do Piuaí está estruturando o seu NUGEP. “Somos tribunais vizinhos e, recentemente, o desembargador Paulo Velten – presidente da Comissão de Precedentes –, esteve ministrando uma capacitação sobre o assunto, o que despertou a curiosidade de conhecer o trabalho do NUGEP do Maranhão”, comentou a juíza Melissa Pessoa, destacando que a política de precedentes nos tribunais deve ser prioritária, diante das mudanças que o Código de Processo Civil apresentou em 2015.

Além das servidoras do NUGEP, conversaram com os magistrados e servidores na visita os juízes auxiliares da Presidência Lidiane Melo e André Bogéa.

VISITA | Magistrados e servidores do Tribunal do Piauí conhecem boas práticas do TJMA

OUTRAS PRÁTICAS

Já na quinta-feira (6), a comissão do TJ do Piauí visitou os setores do Planejamento Estratégico, onde foram recebidos pelo juiz auxiliar da Presidência, Cristiano Simas, responsável pelo setor. Entre os assuntos conversados está a Gratificação por Produtividade Judiciária (GPJ). Para o TJPI, segundo os magistrados, é um desafio criar algo para estimular a produtividade no serviço judicial e que englobe também o administrativo. Como o TJMA instituiu a GPJ há quase 10 anos, a comissão fez questão de saber mais sobre a iniciativa.

Os magistrados e servidores também visitaram a Diretoria de Segurança Institucional, Recursos Constitucionais e a Assessoria Jurídica da Presidência.  

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

GALERIA DE FOTOS